29/10/2015

Secretaria de Educação preocupa-se com evasão nas turmas de EJA

Pesquisa revela que adolescentes são maioria na Educação de Jovens e Adultos

Crédito: Divulgação - SME/PMR

Preocupada com a evasão nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos últimos três anos, a Secretaria de Educação de Resende realizou um estudo sobre o perfil dos alunos. O levantamento constatou que 58% dos estudantes que frequentam o programa são adolescentes na faixa etária entre 15 e 18 anos, que deveriam estar matriculados em turmas regulares ou já terem concluído o ensino fundamental.

A EJA é destinada para jovens e adultos que não tiveram acesso ao estudo ou não concluíram os estudos na idade apropriada. Os participantes geralmente trabalham durante o dia e estudam à noite. Ao contrário dessa realidade, a pesquisa mostrou ainda que 64% dos alunos em Resende hoje não trabalham fora. A maioria é do sexo masculino (52%), o restante do sexo feminino (48%). Além disso, 66% dos alunos são solteiros.

- São alunos matriculados à noite, mas que não estão inseridos no mercado de trabalho. Apesar de buscarem o término do ensino fundamental e estarem na idade permitida para ingressar nesse programa, o número de adolescentes é grande e foge do perfil padrão das turmas da EJA – ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

A Secretaria de Educação agora avalia se a evasão está ligada às pessoas com mais idade que estão se desligando do programa por conta da quantidade de adolescentes matriculados. No primeiro semestre de 2013 a evasão nas turmas da EJA foi 24% e no segundo semestre 27%. Em 2014 o primeiro semestre registrou 33% de evasão e o segundo 22%. Este ano (2015), 22% dos estudantes evadiram das turmas da EJA no primeiro semestre.

A primeira medida da Secretaria de Educação foi iniciar um planejamento direcionado para os adolescentes da Educação de Jovens e Adultos. A ideia é ocupar o tempo ocioso, intercalando horários de aula e a inserção dos mesmos em outros projetos da Prefeitura. A primeira proposta, que já está sendo estudada, é a criação de uma “EJA Dia” para atender o segmento.

- Vamos promover uma campanha contra a evasão, levantar detalhadamente as causas que levam os alunos a desistirem, reformular a declaração escolar para aqueles que trabalham fora com validade somente de dois meses, criar meios de comunicação entre as empresas comunicando-as da evasão dos alunos trabalhadores, entre outras atitudes – adianta o secretário.

Atualmente, 486 alunos participam da Educação de Jovens e Adultos no município. Nessa modalidade os estudantes concluem o ensino fundamental, do 2º ao 9º ano, em apenas quatro anos. Os polos funcionam no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escolas Municipais Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Dona Mariucha (Santo Amaro) e Maria de Assis Barboza (Cabral).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO