Fazenda

24/08/2012

Pequenos empreendedores de Resende podem contar com linha de crédito de até R$ 15 mil

Interessados devem procurar o Sine de Resende, no Centro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, anunciou nesta sexta-feira, dia 24, que qualquer munícipe de Resende, seja trabalhador do sistema formal ou informal, poderá contar com uma linha de crédito de até R$ 15 mil, financiado em até 36 meses a juros baixos, pelo Banco do Brasil, para começar ou incrementar um negócio próprio.

- Essa linha de crédito irá beneficiar cozinheiras, doceiras, costureiras, manicures, cabeleireiros, entre outros tantos empreendedores da cidade que precisam de um incentivo para ter mais segurança e ampliar seus negócios. Acredito que esta medida irá fomentar a abertura de novos postos de geração de renda no município - frisa.

A abertura de crédito para os pequenos empreendedores se tornou possível através de uma parceria firmada entre a Prefeitura, o SINE (Sistema Nacional de Empregos) e o Banco do Brasil. Também de acordo com Edgar Moreira, para conseguir o financiamento, não será exigida uma renda mínima do cidadão e também não será necessária a comprovação de renda.

Os interessados devem o procurar o SINE de Resende, localizado na Rua Ezequiel Freire, 71, Centro, preencher um cadastro, que será encaminhado ao Banco do Brasil, e aguardar pela liberação do crédito, que acontece no prazo de uma semana. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3354-5026.

PAM - Uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a Caixa Econômica Federal também oferece financiamentos de até R$ 15 mil para empreendedores individuais, por meio do PAM (Programa de Atendimento ao Microcrédito), que funciona em um espaço no DAT (Divisão de Arrecadação de Tributos), da Secretaria Municipal de Fazenda, no Centro Administrativo da Prefeitura.

Com taxa de juros de 0.64 por cento ao mês e até 24 meses para pagar, o crédito pode ser utilizado para a aquisição de equipamentos, matéria-prima, capital de giro e melhora da infraestrutura do negócio. As vantagens, além dos juros baixos, são a facilidade e agilidade com o que o financiamento é liberado. Por exemplo, quem contratar, R$ 3 mil em financiamento pagará 12 parcelas mensais de R$ 250,52.

- Se a documentação do empreendedor estiver toda em dia, o financiamento é liberado em um prazo de até cinco dias. E para ter acesso ao financiamento, os interessados não precisam ter conta na Caixa - explicou Renato Viegas, salientando que o atendimento no PAM é feito por funcionários da Prefeitura, que também são responsáveis por realizar visitas periódicas aos empreendedores contemplados com o financiamento, a fim de verificar se o dinheiro foi empregado em seu negócio.

Para solicitar o empréstimo, o interessado deve apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. O avalista deve apresentar a mesma documentação e ainda comprovante de renda. O atendimento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Palavras chaves: ECONOMIA