10/10/2009

Parceria do Município com AABB garante inclusão social para crianças

Alunos da rede municipal são os beneficiados

Parceria do Município com AABB garante inclusão social para crianças

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A parceria entre o Banco do Brasil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) está, desde o dia 24 de agosto, beneficiando 100 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, através do Programa Integração AABB Comunidade, com atividades sócio-cultural e pedagógica, realizadas no clube da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), na Itapuca. O objetivo do Programa é contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes de baixa renda, integrando famílias, escola e a comunidade.

Durante três dias por semana – segundas, terças e quartas-feiras - nos períodos da manhã e da tarde, os estudantes com idade entre 06 e 18 anos, dividem o período de contra-turno com atividades desportivas e pedagógicas, coordenadas por uma equipe de dez profissionais de Educação. Todos os alunos inscritos no programa recebem uniforme completo e o material necessário para a prática das atividades esportivas e pedagógicas.

A programação esportiva inclui jogos de voleibol, futsal, basquetebol e aulas de natação. As atividades pedagógicas são ocupadas com aulas de reforço escolar, artes e informações sobre higiene e saúde. Periodicamente, os pais são convidados a participarem de reuniões, onde são orientados sobre a importância da assiduidade dos filhos nas aulas regulares e do acompanhamento no aproveitamento escolar. O Programa também tem o objetivo de evitar a evasão escolar, incentivar o estudo e buscar um comprometimento da família na educação dos filhos.

- Essa parceria tem uma função social extremamente importante. Ao atender 100 crianças no contra-turno, o programa está contribuindo para que essas mesmas crianças não estejam expostas aos perigos das ruas – declarou o titular da pasta da Educação, professor João Duarte.

O Programa Integração AABB Comunidade atende alunos de três escolas municipais e duas estaduais. São elas: Lídia Pires de Magalhães (Itapuca), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), CIEP 489 – Augusto de Carvalho (Cidade Alegria) e Antonia Ramos Freire (Alegria Velha).

O Programa é referendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e tem como entidades promotoras a FENBB (Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil) e a Fundação Banco do Brasil.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO