Obras e Serviços Públicos

02/04/2012

Parceria da Prefeitura com Estado garante pavimentação em mais 30 ruas da Grande Alegria

Investimentos passam de R$ 6,5 milhões

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O convênio assinado no ano passado, entre a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), já resultou na recuperação da pavimentação asfáltica de 31 ruas da região da Grande Alegria, sendo 26 na Itapuca e no Loteamento Morada do Contorno (13 vias em cada uma destas duas comunidades), além de cinco ruas da Baixada da Olaria. O convênio prevê investimentos de cerca R$ 7 milhões na recuperação de ruas dos três bairros e ainda do bairro Vila Santa Isabel, onde as obras se iniciam em breve. Na foto, obras realizadas através deste convênio.

O secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, fez nesta segunda-feira, dia 02, um balanço do andamento dos trabalhos nestes bairros e informou que para a conclusão dos serviços previstos pelo convênio restam mais sete ruas da Itapuca, uma da Baixada da Olaria, sete da Vila Santa Isabel e ainda um trecho de 123 metros de uma rua sem saída na Baixada da Olaria.

- Estamos agora aguardando apenas a chegada de mais uma remessa de massa asfáltica por parte do DER, instituição que vem atuando de forma conjunta com a Prefeitura na realização deste serviço voltado à recuperação e conservação das ruas de Resende - explicou o secretário.

De acordo com o convênio assinado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o DER repassa a massa asfáltica, no valor total de R$ 3,7 milhões, enquanto a Prefeitura se responsabiliza pela usinagem e mão de obra, o que representa um investimento de quase R$ 3 milhões em recursos próprios do Município na execução das obras.

A recuperação das ruas destes quatro bairros foi iniciada em julho do ano passado e até o momento todas as ruas do Loteamento Morada do Contorno já foram beneficiadas. As obras provenientes deste convênio são realizadas por aproximadamente 30 operários. O trecho total de vias públicas previsto para ser recuperado através da parceria é de 16,45 quilômetros, o que corresponde a 104 mil metros quadrados.

O prefeito José Rechuan (PP) destaca que a realização destas obras mostra mais uma vez a presença da administração municipal na região da Grande Alegria. Entre as obras realizadas pela Prefeitura na Baixada da Olaria a partir de 2009 estão as construções do novo módulo do Programa Saúde da Família, da creche e do ginásio poliesportivo. Já a Itapuca recebeu, entre outras realizações, a reforma do posto de saúde e o novo asfaltamento da Avenida Juscelino Kubitscheck. Em breve, este bairro ganhará a segunda unidade do Programa Saúde da Família.

No Loteamento Morada do Contorno, por sua vez, a Prefeitura pavimentou com recursos próprios a Avenida B, além de estar realizando as obras de construção de uma escola e da creche da comunidade. A Avenida B é uma das alternativas principais de acesso à área urbana do Município para os motoristas provenientes da Via Dutra pelo Acesso Oeste.

Palavras chaves: ASFALTAMENTO