15/09/2009

Parceria da Prefeitura com AABB ações sociais para estudantes

Cem alunos da rede pública estão sendo atendidos no Município pelo projeto

Parceria da Prefeitura com AABB ações sociais para estudantes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A parceria entre o Banco do Brasil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) está, desde o dia 24 de agosto, beneficiando 100 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, através do Programa Integração AABB Comunidade, com atividades sócio-cultural e pedagógica, realizadas no clube da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), na Itapuca. O objetivo do Programa é contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes de baixa renda, integrando famílias, escola e a comunidade. Durante três dias por semana – segundas, terças e quartas-feiras - nos períodos da manhã e da tarde, os estudantes com idade entre 06 e 18 anos, dividem o período de contra-turno com atividades desportivas e pedagógicas, coordenadas por uma equipe de dez profissionais de Educação. Todos os alunos inscritos no programa recebem uniforme completo e o material necessário para a prática das atividades esportivas e pedagógicas. A programação esportiva inclui jogos de voleibol, futsal, basquetebol e aulas de natação. As atividades pedagógicas são ocupadas com aulas de reforço escolar, artes e informações sobre higiene e saúde. Periodicamente, os pais são convidados a participarem de reuniões, onde são orientados sobre a importância da assiduidade dos filhos nas aulas regulares e do acompanhamento no aproveitamento escolar. O Programa também tem o objetivo de evitar a evasão escolar, incentivar o estudo e buscar um comprometimento da família na educação dos filhos. - Essa parceria tem uma função social extremamente importante. Ao atender 100 crianças no contra-turno, o programa está contribuindo para que essas mesmas crianças não estejam expostas aos perigos das ruas – declarou o titular da pasta da Educação, professor João Duarte. O Programa Integração AABB Comunidade atende alunos de três escolas municipais e duas estaduais. São elas: Lídia Pires de Magalhães (Itapuca), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), CIEP 489 – Augusto de Carvalho (Cidade Alegria) e Antonia Ramos Freire (Alegria Velha). O Programa é referendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e tem como entidades promotoras a FENBB (Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil) e a Fundação Banco do Brasil.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO