22/08/2011

Palestra sobre prevenção contra drogas terá participarão de juiz da área criminal

Encontro na Cidade Alegria contará também com presença de promotor de Justiça

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Através de uma parceria com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas), a Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Ordem Pública do Município, realiza nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, às 19 horas, na Escola Abrahão Hermano Ribenboin (Cidade Alegria), a palestra sobre o tema “O Poder Público e a Questão das Drogas”.

O encontro terá a participação do juiz da Vara Criminal, Hindenburg Brasil; do promotor da Justiça Criminal, Fábio Vieira dos Santos; e do superintendente de Ordem Pública e presidente do COMAD, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy.

Segundo o superintendente de Ordem Pública, a Prefeitura e o COMAD já realizaram seis palestras nos bairros, que têm como objetivo principal chamar a atenção da população para problemas que acontecem diariamente, em todo o país, envolvendo o uso de drogas. Ele enfatiza que “as palestras representam oportunidades importantes para a comunidade fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema”.

- Volto a dizer que a Prefeitura de Resende não joga o problema das drogas para debaixo do tapete. Infelizmente, este problema afeta a grande maioria dos municípios brasileiros, não sendo uma questão enfrentada apenas por esta ou aquela cidade. A administração do prefeito José Rechuan (DEM), pelo contrário, conversa com a comunidade e leva informações importantes visando à prevenção contra as drogas – comenta José Antônio.

As palestras preventivas têm sido promovidas com freqüência pela Prefeitura. Com o apoio do COMAD, já foram realizados vários encontros desta natureza, destinados aos alunos da rede municipal de ensino e a preparação de profissionais para discutir e preparar ações de prevenção às drogas.

Neste ano, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Programa Prefeito Amigo da Criança, foi promovido um ciclo de palestras envolvendo diretores, orientadores, professores, alunos e toda comunidade da Zona Rural para discussão sobre a temática da Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, esta série de encontros, promovida entre maio e junho, teve como objetivo principal sensibilizar toda a comunidade escolar sobre o assunto e “com esta dinâmica envolver não apenas os alunos, mas toda a comunidade na discussão sobre este assunto”. Foram atendidas até agora 13 escolas e aproximadamente 233 pessoas, totalizando 30 horas de palestras.

No ano passado, 96 profissionais entre diretores, orientadores pedagógicos e educacionais também participaram de capacitação sobre a Prevenção ao Uso de Drogas, para que estes profissionais estejam mais bem preparados para discutir o tema nas escolas e até mesmo identificar possíveis casos de dependência e, desta forma, encaminhá-los aos serviços especializados oferecidos em Resende.

Ações também têm sido realizadas com alunos, como por exemplo, através do “Papo Responsa”, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae.

Realizada no primeiro semestre deste ano, no Colégio Salesiano, esta palestra  (foto) reuniu aproximadamente 900 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), do EJA (Educação de Jovens e Adultos do Município) e adolescentes de projetos sociais da Prefeitura, realizados por meio da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende) e o ProJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

Palavras chaves: PREFEITURA NOS BAIRROS