31/08/2011
Palestra na AMAN debate com a sociedade o tema Mobilidade Urbana
Consultor internacional falará sobre desenvolvimento aliado à qualidade de vida
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
O crescimento planejado da cidade para as próximas décadas, aliando o desenvolvimento tecnológico com a qualidade de vida da população. Estes temas vão ser debatidos com segmentos organizados da sociedade durante uma palestra promovida pela Prefeitura de Resende sobre Mobilidade Urbana, que acontece nesta sexta-feira, dia 02 de setembro, às 14 horas, no cinema da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).
Duas secretarias municipais estão envolvidas diretamente na organização do evento (Administração / Arquitetura e Urbanismo). A entrada é franca.
A palestra será ministrada pelo escritor e consultor corporativo e institucional, Ricardo Neves. Consultor há mais de duas décadas, Ricardo tem trabalhos realizados em várias empresas, no Banco Mundial e em agências da ONU (Organização das Nações Unidas), entre outras instituições, no Brasil e no exterior.
Inovação e Mudanças são temas predominantes em cinco livros escritos pelo consultor: “Ruptura – O Desafio de Inovar e Reinventar a Política (2010)”; “Tempo de Pensar Fora da Caixa (2009)”; “Novo Mundo Digital(2007)”; “Pegando no Tranco: O Brasil que você nunca pensou (2006)”; e “Copo pela Metade (2004)”.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, arquiteto Ton Kneip, o palestrante irá debater assuntos como a busca do crescimento sustentável das cidades, aliado as inovações tecnológicas. Dentro deste objetivo, o secretário reafirma que a administração do prefeito José Rechuan (DEM) “trabalha nesta direção ao buscar soluções que visam a melhoria das condições de vida do Município”.
Ton cita o Projeto Urbano Humano como um das realizações colocadas em prática pela Prefeitura a partir de novembro de 2009 com este objetivo. A etapa inicial deste projeto foi a implantação das modificações no sistema viário das regiões do Centro (foto), de Campos Elíseos e do Bairro Comercial.
- Precisamos estar pensando sempre a Resende que queremos para o futuro. Buscar formas de trazer os espaços urbanos de volta para o humano. Encontrar soluções que minimizem os impactos causados pelo crescimento da frota de veículos – sintetiza Ton.
O secretário adianta também que algumas destas propostas serão mostradas durante o evento. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura preparou uma apresentação de alguns projetos que a pasta vem desenvolvendo para a cidade. Serão divulgadas, entre outras informações, projetos para ciclovias, novas avenidas e soluções voltadas à valorização do transporte coletivo e alternativo.
No entendimento do prefeito José Rechuan, “o momento é oportuno para aprofundar as propostas de modernização do Município sem prejuízo ao bem-estar dos seus moradores”. Lembrando que a implantação do Projeto Urbano Humano foi debatida com segmentos organizados da sociedade, ele disse que “a instalação de novas empresas, o interesse de outros empreendimentos por Resende e a perspectiva de crescimento, aumentam ainda mais a necessidade de ampliar a discussão a respeito do tema com a sociedade”.
- A reformulação do Plano Diretor da cidade, que se encontra em fase de conclusão, é outra medida que adotamos buscando construir a Resende do futuro, definindo onde e como crescer. O nosso governo trabalha por uma Resende melhor, respeitando e valorizando suas características históricas, mas sem deixar de colocar o Município no rumo da modernidade com qualidade de vida – afirmou o prefeito.
Palavras chaves: CRESCIMENTO ORDENADO