08/09/2011

Oficina para confecção de instrumentos musicais inicia atividades até outubro

Programa para estudantes de escola municipal é destacado no desfile de Sete de Setembro

Oficina para confecção de instrumentos musicais inicia atividades até outubro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM / PMR

Implantado no começo de julho na Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), o Projeto Musicando foi destacado por esta unidade de ensino durante o desfile cívico e militar de Sete de Setembro (foto) como uma das ações principais de inclusão social realizadas pela Prefeitura para crianças, adolescentes e jovens da cidade. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, que acompanhou o desfile ao lado do prefeito José Rechuan (DEM) e da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan, a Prefeitura planeja para o começo de outubro o início das atividades da oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão, que representa a segunda etapa do Projeto Musicando. Atualmente, 180 estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental participam do Projeto Musicando, através do qual estão aprendendo a tocar instrumentos como violão e violino. Divididos em nove turmas de 20 alunos cada, eles estudam três dias da semana no projeto, sendo que a carga horária diária de aprendizado no Musicando é de uma hora. A oficina para confecção de instrumentos reunirá cem alunos de 14 a 18 anos, os quais vão ser selecionados entre os estudantes que já fazem parte do projeto. A Secretaria Municipal de Educação destaca que o Projeto Musicando se destina não apenas aos estudantes da Escola Municipal Augusto de Carvalho, mas também aos alunos residentes no distrito de Engenheiro Passos matriculados em outras unidades de ensino. - Por meio do Projeto Musicando, a Prefeitura está proporcionando um aprendizado extra aos estudantes de Engenheiro Passos, garantindo com isso perspectivas de futuro aos segmentos da infância, adolescência e juventude. Estamos conscientes da importância de colocar em prática ações de inclusão social para esta parcela significativa da nossa população como caminho importante no sentido de contribuir à formação de cidadãos de bem – disse Soraia. DESFILE – Realizado na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), próximo ao Parque das Águas, o desfile de Sete de Setembro teve a apresentação de 3.743 pessoas, dos quais 1.900 foram estudantes da rede municipal e 1.070 alunos das escolas estaduais, além de 120 estudantes das unidades particulares de ensino, 260 componentes de bandas e fanfarras musicais e 143 agentes da Guarda Municipal, entre outros integrantes de instituições organizadas, da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Lions Clube de Resende e da Associação Pestalozzi de Resende. Participaram do desfile as seguintes escolas municipais: Rompendo o Silêncio (Alvorada), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Bernarda Brandão (Vila Moderna), Bairro Vicentino (Vila Vicentina), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Lídia Pires Magalhães (Morada da Felicidade), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Bairro Cabral, Jorge Miguel Jaime (Toyota), Sagrado Coração (Lavapés), Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Surubi, Júlio Verne (Vila Vicentina) e Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Com relação às escolas estaduais, o desfile contou com a apresentação dos colégios Doutor João Maia (Centro), Oliveira Botelho (Manejo), Antonina Ramos Freire (Alegria Velha), Aníbal Benévolo (Monte Castelo), Souza Dantas (Centro) e Pedro Braile Neto (Jardim Jalisco). Entre outras autoridades presentes ao desfile de Sete de Setembro estiveram também o vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); o comandante da AMAN, general Júlio César de Arruda; os secretários municipais Rubens Almada (Obras), Marcial Correa (Serviços Públicos), Daniel Brito (Saúde), e Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social e Direitos Humanos); os superintendentes da Prefeitura Ubiratan de Oliveira – Birinha (Relações Comunitárias), Roque Cerqueira (Transporte e Trânsito) e Wagner Camilo (Eventos e Integração); os presidentes Paulo José Fontanezzi (AMAR – Agência do Meio Ambiente de Resende), Maria Virgínia Mello da Rocha (Fundação CONFIAR) e José Marques (Instituto de Educação do Município); o procurador jurídico do Município, Carlos Serra; e os vereadores Luís Carlos Besouchet, presidente da Câmara Municipal, Kiko Besouchet (PP), Tímica (PMDB), Luiz Fernando Pedra (PV) e Gláucio Julianelli (PSB).
Palavras chaves: PROJETO MUSICANDO