24/03/2011

Obras vão modernizar fachadas e melhorar instalações de escolas

Além do Colégio Getúlio Vargas, mais três unidades de ensino serão revitalizadas nos próximos dias

Obras vão modernizar fachadas e melhorar instalações de escolas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, o programa de revitalização das escolas municipais tem como objetivo embelezar e modernizar as fachadas das unidades, através do revestimento do pórtico em mosaico e a recuperação da estrutura física dos prédios, além da adaptação de salas e banheiros para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Soraia explicou que a Escola Municipal Julieta Botelho (Parque Tobogã) será ampliada e receberá grandes mudanças. Um novo espaço vai ser construído ao lado do prédio já existente com quatro novas salas de aula, uma biblioteca e dois vestiários e banheiros adaptados para pessoas deficientes. No antigo prédio, os espaços serão readequados para abrigar um refeitório, e outras salas de aula. O projeto ainda inclui a construção de um pátio coberto, climatização ambiente e revitalização.

Já na Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada) será construída uma quadra coberta, adequação de banheiros e outros ambientes para pessoas com deficiências, além de  readequação dos espaços físicos, de acordo com as atividades que serão realizadas, como audiometria, fonoaudiologia, biblioteca e laboratório de informática.

Na Escola Municipal Marieta Salles (Baixada da Olaria) - foto, a Prefeitura fará uma nova cobertura da laje para evitar vazamentos, a demolição e limpeza de um espaço em ruína, readequação das salas, pintura interna e externa do prédio, revisão geral das instalações hidráulica e elétrica, troca de portas e recuperação do piso. As obras na Escola Rompendo o Silêncio serão realizadas em cinco meses. Já o prazo para a reforma nas outras unidades vai será em torno de três meses

Atualmente, a rede municipal de ensino de Resende tem aproximadamente 14 mil estudantes matriculados em 58 unidades educacionais, sendo 14 creches que atendem crianças com idade entre zero e três anos, 15 escolas da zona rural e 26 de zona urbana, além de três escolas voltados à educação especial. São elas: Escola Municipal Eduard Michelin (Pestalozzi), Escola Municipal para Deficientes Visuais Professora Ormandina Oliveira Gouvêa e Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio, responsável pelo atendimento de estudantes portadores de deficiência auditiva.

Palavras chaves: OUTRAS OBRAS