Obras e Serviços Públicos

19/03/2012

Obras na Avenida das Amendoeiras ampliam presença da Prefeitura na Grande Alegria

Logradouro também receberá equipamentos de ginástica

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Realizadas pela Prefeitura com recursos municipais da ordem de R$ 450 mil, as obras de revitalização da Avenida das Amendoeiras (foto), uma das vias principais do sistema viário da Cidade Alegria, encontram-se atualmente na fase de colocação da grama em um trecho de aproximadamente dois mil quadrados do canteiro central. Outro serviço em execução neste mês é a construção da nova calçada do logradouro, que terá redutores de velocidade elevados, aumentando com isso as condições de segurança para a passagem de cidadãos portadores de deficiência.

A revitalização da avenida, que também faz parte do itinerário dos ônibus responsáveis pelo transporte de moradores da Cidade Alegria e de outros bairros da região, entre eles Jardim Primavera, Toyota e Loteamento Morada do Contorno, amplia as obras e serviços realizados pela administração do prefeito José Rechuan (PP).

Entre as ações da Prefeitura executadas na região a partir de 2009 estão a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a implantação do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a reforma da Unidade Básica de Saúde, a construção da nova galeria de águas pluviais entre o Loteamento Mirante das Agulhas e a Cidade Alegria, a nova ponte de ligação deste bairro com o Loteamento Boa Vista, o lançamento do núcleo do Programa Futebol Cidadão, a revitalização da quadra de esportes do Colégio Municipal Getúlio Vargas e o asfaltamento da Avenida Francisco Fortes, que liga o Acesso Oeste a região.

Cerca de 18 operários trabalham atualmente nas obras de revitalização da Avenida das Amendoeiras com o apoio de máquinas retro-escavadeiras, caminhões, placas vibratórias empregadas na realização dos serviços de acabamentos e equipamentos manuais. Na etapa atual das obras também estão sendo realizados reparos no piso formado por blocos de paralelepípedos danificados com o decorrer dos anos, principalmente pelo tráfego de veículos de pequeno porte.

Além da pavimentação das calçadas do canteiro central, o projeto da revitalização da Avenida das Amendoeiras prevê também a instalação de equipamentos de ginástica, realinhamento do meio-fio e serviços de drenagem. A realização da obra está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Obras. Já o projeto técnico da construção foi elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.

- Na realização dos trabalhos neste logradouro, estamos priorizando também a construção de uma base resistente visando garantir a durabilidade da obra. Esta providência vem predominando em todas as obras realizadas pela Prefeitura desde janeiro de 2009 - declarou o titular da Secretaria de Obras do Município, engenheiro Rubens Almada, acrescentando que a revitalização da Avenida das Amendoeiras estará concluída até o final de maio.

Palavras chaves: NOS BAIRROS