° Minº Max

26/02/2013

Novos guardas municipais participam de educação ambiental

Alunos serão capacitados em temas como coleta seletiva, legislação e educação ambiental

Novos guardas municipais participam de educação ambiental

Crédito: Divulgação - AMAR/PMR

Termina no próximo dia 14 de março o Curso de Formação de Guardas Civis Municipais para os 60 alunos que ingressarão como guardas municipais de Resende. Como parte do Curso, os novos integrantes iniciaram, na semana passada, o módulo Sociedade e Meio Ambiente, ministrado pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR). No curso, iniciado em setembro de 2012, os futuros guardas recebem aulas também de português, inglês, trânsito, conhecimento jurídico, entre outras matérias.

O módulo de meio ambiente conta com cinco encontros, com uma carga horária de 24 horas. Neles serão abordados temas como conceitos e fundamentos da ecologia, tratamento do lixo, coleta seletiva, áreas protegidas e unidades de conservação em Resende, políticas públicas e legislação ambiental aplicada na gestão do meio ambiente e no trânsito, e princípios e diretrizes da educação ambiental com foco na construção da sociedade sustentável. Os alunos também participarão de aula em campo, que acontecerá na Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari e no Parque Nacional de Itatiaia.

De acordo com Rosângela Vieira, bióloga e educadora ambiental da AMAR, a inserção da temática ambiental na formação desses profissionais é um diferencial importante.

- Com isso, a administração pública cumpre o seu compromisso de formar cidadãos com uma visão integrada de meio ambiente junto às demais áreas do conhecimento, o que contribui efetivamente para ampliar a cidadania ambiental, base da sustentabilidade da vida e da convivência humana na sociedade - diz a responsável pelas aulas.

O CURSO - Concursados de 2012, os novos profissionais da Prefeitura iniciaram suas aulas em setembro do ano passado e agora se preparam para ser incorporados à Guarda. As aulas acontecem das 8h às 17h, e o curso é dividido em treinamento físico e capacitação em sala.

- Estes novos profissionais chegarão para reforçar nosso contingente, que hoje conta com 130 guardas. Com eles iremos aumentar o nosso efetivo no trânsito e a segurança nos novos patrimônios construídos nos últimos quatro anos de governo, como postos de saúde, escolas e creches. Alguns atuarão também no nosso grupamento ambiental, que trabalha nas áreas rurais da cidade - explica o comandante da Guarda Municipal de Resende, Francisco Jances.

Palavras chaves: GUARDA MUNICIPAL