° Minº Max

08/08/2023

NOVO MUTIRÃO DE EXAMES PREVENTIVOS E TESTES RÁPIDOS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 9

Ações acontecem das 17h às 21h em unidades de saúde

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove um novo mutirão de exames preventivos e de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, nesta quarta-feira, dia 9. As ações acontecerão das 17h às 21h

Para os exames preventivos, as pacientes precisam agendar o procedimento na unidade de saúde mais próxima da residência. As unidades de saúde abertas nesta quarta-feira serão: PSF Liberdade, Engenheiro Passos, PSF Paraíso, PSF Centro, PSF Novo Surubi, PSF Grande Alegria, Clínica da Família, PSF Cidade Alegria (Caixa d’água), PSF Nova Alegria e PSF Itapuca.

No dia do exame, as pacientes devem levar o CPF e/ou cartão do SUS. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.

Também neste dia 9, serão feitos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, no mesmo horário. Porém, apenas serão realizados no PSF Liberdade e Clínica da Família. Vale destacar que para os testes rápidos, os moradores devem apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. Não são necessários agendamento, encaminhamento e solicitação médica.

-Os mutirões de preventivo acontecem periodicamente para atender as mulheres do município. É fundamental que o exame seja feito anualmente, porém ainda há mulheres que há mais de três anos não realizam o exame. A Prefeitura realiza estes mutirões nesse horário especial à noite, justamente, para atender mulheres que não conseguem durante o horário comercial devido ao trabalho ou rotina. Os exames preventivos ajudam na detecção do câncer de colo do útero e, se detectado no início, a mulher consegue ter um tratamento mais adequado. Além disso, também são realizados testes rápidos para a Sífilis, HIV e Hepatites B e C, para garantir a prevenção e o tratamento o quanto antes - destacou o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Confira os telefones das unidades de saúde para o agendamento de exames preventivos

PSF Liberdade - (24) 3360-2890

Engenheiro Passos - (24) 3357-1870