12/06/2018
NOVO CRAS PARQUE MINAS GERAIS BENEFICIARÁ MAIS DE 800 FAMÍLIAS
Unidade, que oferece atendimento à família, serviços de convivência e cadastramento para programas sociais, entra em funcionamento em 2019
Crédito: Carina Rocha
Muito conforto e uma unidade novinha em folha, que contará com sala multiuso, sala de atendimento à família, espaço externo coberto, almoxarifado, recepção, jardim, área de serviço, banheiros e copa. Esta é a estrutura que será oferecida às famílias do Parque Minas Gerais, e comunidades do entorno, através da mais nova unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município. Iniciada no mês de maio, a obra segue a todo vapor e deverá ser concluída no segundo semestre deste ano para que a unidade possa entrar em funcionamento em 2019, beneficiando mais de 800 famílias da região.
A construção do novo CRAS, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, tem por objetivo facilitar o atendimento das famílias que já residiam na região do Parque Minas Gerais e da Fazenda da Barra III, ou aquelas que se mudaram para lá no final de 2016, após a entrega dos condomínios habitacionais Gardênia Tulipa. Como ainda não existe unidade nesta região, atualmente os moradores precisam se deslocar até o CRAS Jardim Esperança, enfrentando um trajeto de cerca de três quilômetros.
- Naquela região há muitas famílias que precisam e contam com o nosso atendimento, mas enfrentam dificuldades para se deslocar. Com a construção desta nova unidade, vamos aproximar os serviços oferecidos de quem mais precisa deles, ou seja, ao invés dos moradores se deslocarem até a unidade mais próxima, nós é que vamos nos movimentar para ficarmos ao alcance deles, com estrutura e capacidade para oferecer um bom atendimento – explica a diretora da Proteção Social Básica, Cíntia Emi Inagaki.
Ainda segundo a coordenadora, além das famílias dos condomínios Gardênia e Tulipa, outros bairros da região, como as Fazendas da Barra I, II e III e Morada da Barra também serão diretamente beneficiados pela construção do novo CRAS. Para isso, antes da unidade entrar em funcionamento, a Secretaria fará um mapeamento das comunidades do entorno, e de seus respectivos moradores, de forma a organizar e conduzir as famílias ao novo CRAS.
Entre os serviços que serão oferecidos no Centro estão: atendimento à família; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; cadastramento e recadastramento no sistema no CadÚnico, que promove a inclusão de famílias em programas sociais como o Bolsa Família e Tarifa Social (que oferece descontos nas contas de luz e água)..
Atendimento em todo o município
Além do CRAS Parque Minas Gerais, que será entregue em 2019, o município conta com outras cinco unidades fixas, localizadas nos bairro Itapuca, Toyota, Lavapés, Paraíso e Jardim Esperança, e uma móvel – o CRAS Itinerante -, que leva atendimento e cidadania a mais de mil famílias que vivem em localidades da zona rural do município, como: Bagagem, Boca do Leão, Bulhões, Capelinha, Comunidade Terra Livre, Engenheiro Passos, Fumaça, Jacuba, Pedra Selada, Rio Preto, Serrinha, Sertãozinho, Vargem Grande e Visconde de Mauá.