01/04/2011
Novo calçadão terá rampas para portadores de deficiência
Ponte sobre o canal periférico vai ser ampliada
Crédito: Divulgação - Sec. Urbanismo e Arquitetura
A preocupação da atual administração municipal com acessibilidade, para deficientes visuais e cadeirantes, também é um dos pontos pensados para o calçadão da Cidade Alegria, que terá 24 rampas de acessibilidade e 1.942 metros lineares de piso podotátil (piso específico para Deficientes Visuais).
O calçadão ainda contará com sinalização horizontal (para pedestres) e sinalização horizontal e vertical (para ciclistas).
A elaboração do projeto segue uma proposta do prefeito José Rechuan visando recuperar trechos situados nas proximidades do canal periférico, além de transformar o novo calçadão numa grande área de lazer para toda a comunidade.
O novo calçadão vai melhorar toda a estrutura viária do local, recuperando pontes e passarelas que passam sobre este canal.
Interligada à Avenida Perimetral Norte, a ponte sobre o canal periférico que liga a Cidade Alegria aos bairros da região do Jardim Primavera, por exemplo, será ampliada, conforme ilustração ao lado.
Sua estrutura atual tem uma largura de 12 metros, e com as obras, passará a ter 30 metros, contando ainda com dois metros de largura para ciclovia, e 1,30 metros de largura de calçada destinada aos pedestres.
Pela proposta da Prefeitura, esta ponte, onde atualmente trafegam apenas dois carros em mão dupla, passará a ter quatro pistas. Já as três passarelas metálicas destinadas aos pedestres entre os bairros Nova Alegria e Toyota vão ser completamente recuperadas, e receberão um novo sistema de iluminação.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL