08/03/2012

Novo Ambulatório da Prefeitura centraliza atendimento à mulher numa só Unidade Médica

Município investiu mais de R$ 400 mil na obra

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Ao participar na manhã desta quinta-feira, 08 de março, da inauguração do Ambulatório Especializado da Mulher Doutora Zilda Arns, que foi construída pela Prefeitura na Rua Pintor Nunes de Paula, ao lado do terminal rodoviário dos ônibus intermunicipais, no Centro, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, disse que a entrada em funcionamento da unidade representa o primeiro passo para a realização plena do projeto do Hospital da Mulher. Segundo ele, o atendimento do ambulatório será interligado com o atendimento prestado pela APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende).

Localizada próximo ao Ambulatório da Mulher, a maternidade passa atualmente por obras de reforma, que deverão estar concluídas até o final deste mês, possibilitando dessa maneira o início da assistência interligada entre as duas instituições de saúde. O ambulatório inaugurado hoje tem acesso direto à maternidade. Com a entrada em funcionamento do Ambulatório da Mulher Doutora Zilda Arns, todos os serviços de assistência médica à mulher prestados pela Prefeitura passam a ser centralizados nesta unidade.

De acordo com Daniel Brito, "a administração do prefeito José Rechuan definiu como prioridade unir o conhecimento da APMIR no atendimento à mulher com o serviço de atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde)", que passa a ser prestado pelo ambulatório.

- Entendemos que o atendimento de saúde à mulher nos dias de hoje não deve ser uma coisa separada. O grande diferencial do Ambulatório Especializado da Mulher é a possibilidade de organizar o fluxo de atendimento do público feminino feito por meio do SUS. Aqui elas terão todas as necessidades e agilidade no que diz respeito a sua saúde e do seu filho durante a gestação. Com isso, o paciente deixa de ter que peregrinar pelas unidades distantes. Às vezes, pode ocorrer de a paciente não ir uma unidade distante por dificuldades de locomoção - explicou Brito.

VALORIZAÇÃO DA VIDA - No entendimento do prefeito José Rechuan, o Ambulatório Especializado da Mulher significa um passo importante percorrido pela Prefeitura no sentido de garantir a eficiência e rapidez no atendimento médico à mulher, "além de representar uma conquista de grande alcance social para a preservação da vida". Lembrando que a inauguração da unidade acontecia no Dia Internacional da Mulher, ele destacou o ambulatório como "um presente da Prefeitura para a população feminina do Município".

- O Ambulatório da Mulher vai atender todas as pacientes, independente de qualquer coisa, pois para a Prefeitura todas as pessoas são iguais e têm direito em igualdade de condições aos serviços na área da saúde pública. E o atendimento desta nova instituição será um atendimento digno e com todo o conforto que as pessoas merecem - declarou o prefeito.

O ambulatório inaugurado nesta quinta-feira conta com seis consultórios médicos, três salas (duas para exames de ultrassonografia e uma destinada ao serviço de fisioterapia) e uma Área de Acolhimento, entre outras dependências. A unidade vai oferecer atendimentos especializados na área de ginecologia, obstetrícia (pré-natal) de alto risco e mastologia.

Já o atendimento médico será feito por cinco ginecologistas, dois ultrassonografistas, uma mastologista e uma pediatra encarregada do acompanhamento de recém-nascidos internados em UTI neonatal. Haverá ainda enfermeira, assistente social, psicóloga e uma fisioterapeuta para atendimento exclusivo a pacientes submetidas à cirurgia de mastectomia (retirada da glândula mamária).

Além do prefeito e do secretário municipal de saúde, participaram da inauguração do Ambulatório Especializado da Mulher os secretários municipais José Antônio de Carvalho Pinto (Governo), Ton Kneip (Arquitetura e Urbanismo), Fernando Henrique Soares (Administração), Renato Viegas (Fazenda) e Soraia Balieiro (Educação); os vereadores Kiko Besouchet (PP), presidente da Câmara Municipal, Mirim (DEM), Timica e Romério de Almeida, ambos do PMDB; a primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; os padres Clésio Alves Vieira (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição) e Luiz Rômulo Saloto (Paróquia de Nossa Senhora de Fátima), além do pastor João Alfredo (Igreja evangélica Wesleyana da Alvorada).

A lista de presentes incluiu também a presidente da APMIR, Theodora Lopes da Silva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mariângela Eloy Gomes; o diretor de Saúde do Município, Marcos Vilhena; as coordenadoras da Pastoral da Criança Maria Leni Paiva (Resende) e irmã Elizabeth (Volta Redonda) e a coordenadora do Ambulatório Especializado da Mulher da Prefeitura de Resende, Daniela Nesti.

Palavras chaves: SAÚDE