18/12/2009

Nova unidade odontológica de Engenheiro Passos começa a funcionar no dia 23

Secretaria de Saúde amplia ações na área da saúde bucal

Nova unidade odontológica de Engenheiro Passos começa a funcionar no dia 23

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) inaugura nesta quarta-feira, dia 23, às 9 horas, o Núcleo de Especialidades Odontológicas, em Engenheiro Passos. A boa notícia para os moradores do distrito é que o núcleo oferecerá tratamento de canal (endodontia), tratamento de gengiva (periodontia), cirurgias, exames radiológicos e atendimento para pacientes portadores de necessidades especiais. A reforma do núcleo – cuja inauguração aconteceria no começo do mês, mas foi transferida para o dia 23 – recebeu investimentos da ordem de R$ 900 mil. Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, João Marcos Matos, o prédio foi encontrado pela atual administração do Município em precárias condições: - Não havia condições de uso das dependências da unidade. As paredes, por exemplo, estavam com umidade. Fizemos, então, a reforma nas instalações, trocamos o telhado, adequamos o imóvel às normas do Serviço de Vigilância Sanitária e compramos equipamentos de última tecnologia – disse João Marcos. Os pacientes de Engenheiro Passos recebem, no módulo do Programa Saúde da Família, tratamento odontológico simples, ou seja, ações preventivas e curativas e restauração básica. Quando há necessidade de encaminhamento para alguma especialidade, esse morador precisa se deslocar até o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona, próximo ao Colégio Santa Ângela, no Centro de Resende. Agora, alguns serviços especiais passarão a ser prestados no próprio distrito. - A criação do Núcleo de Especialidades Odontológicas vem de encontro à política de atenção à Saúde Bucal, desenvolvida neste primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan. Isso demonstra a preocupação e seriedade da Prefeitura em atender uma área distante do centro, garantindo a assistência odontológica na rede municipal de saúde. Nunca um governo municipal investiu tanto na qualidade do atendimento odontológico – disse João Marcos. A expectativa de atendimento no Núcleo Odontológico é de 120 pacientes por mês. Foram remanejados da rede oito profissionais para atender no novo consultório odontológico da rede. O Programa Saúde da Família de Engenheiro Passos tem cinco mil pessoas cadastradas, que podem ser beneficiadas com essa inauguração. O Núcleo funcionará de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no prédio da agência dos Correios. Para ter acesso aos serviços no local é necessário ter um encaminhamento da rede de atenção básica. Quem já tiver, pode se dirigir diretamente ao núcleo. NOVOS SERVIÇOS - Outras melhorias realizadas pela Prefeitura este ano na área de saúde bucal (foto) foram a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas no Centro da cidade; a implementação do atendimento dentário domiciliar aos pacientes acamados em suas residências e, por isso, sem condições de se dirigirem às unidades de saúde; a criação do serviço de acompanhamento odontológico para pacientes internados no Hospital de Emergência como forma principalmente de reduzir os riscos de infecção hospitalar, além do lançamento do Programa Cárie Zero em 22 escolas e creches municipais e da criação do terceiro turno de atendimento odontológico no módulo do Programa Saúde da Família de Engenheiro Passos.
Palavras chaves: INVESTIMENTO