02/05/2011

Obra representa investimento de aproximadamente R$ 433 mil

Nova unidade médica do Surubi Velho será inaugurada nesta sexta-feira

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira, dia 06 de maio, às 14 horas, as novas instalações do PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Surubi, que representam um investimento de R$ 432.897,54. A construção da nova unidade (foto) tem como objetivo oferecer melhores condições de atendimento às cerca de 600 famílias (2.100 pessoas) cadastradas pelo programa no bairro. A cerimônia de inauguração contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; e da diretora de Atenção Básica da Prefeitura, Ana Paula Bueno. O Surubi já dispõe de uma unidade do Saúde da Família na Rua Severino M. Uchoa, mas devido às condições precárias das instalações deste posto, que estava com infiltrações e apresentava outros problemas na infraestrutura, o bairro está ganhando uma nova unidade. O novo módulo foi construído na Rua Rodolfo Anechino. Segundo o secretário Daniel Brito, a obra foi encontrada paralisada em janeiro de 2009 pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). Na época, a construção se encontrava no alicerce e os recursos liberados pelo Governo Federal já tinham sido perdidos. O secretário lembrou que, tão logo tomou posse, Rechuan decidiu retomar a construção e transformá-la em um módulo do Programa Saúde da Família. Já o antigo posto será desativado. A nova unidade, que será climatizada, dispõe de um consultório de fisioterapia com aparelhos de ultrasson, TENS e outros equipamentos, o que possibilitará o tratamento ambulatorial do paciente para os procedimentos mais simples desta área. Além disso, o posto terá um consultório de ginecologia, um de clínica geral, um de odontologia, uma sala de curativo, uma sala de vacina e uma sala para procedimentos de enfermagem (nebulização, injeções e triagem), dispensário de medicamentos, sala de educação em saúde (onde serão ministradas palestras educativas), almoxarifado, copa, banheiros para funcionários e pacientes. Rechuan destacou a importância da obra como mais um investimento de grande importância no setor de saúde preventiva. De acordo com ele, as realizações neste sentido são feitas de forma paralela ao trabalho destinado a melhorar o atendimento de emergência na cidade. - Quanto ao atendimento de pronto socorro, fizemos nestes quase dois anos e meio de governo diversas melhorias no Hospital de Emergência e estamos concluindo as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região da Grande Alegria. No caso da UPA, a obra está sendo executada em parceria com o Governo do Estado. Com relação à prevenção, reafirmamos a importância dos investimentos nesta área visando garantir a saúde da população, acompanhando de perto os pacientes no posto do seu bairro e até em suas próprias casas – disse Rechuan.
Palavras chaves: SAÚDE