06/05/2011

Promovida pela Casa da Cultura, mostra será aberta nesta quarta-feira

Nova exposição do MAM destaca Ano Internacional da Química

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realiza na próxima quarta-feira, dia 11 de maio, às 15 horas, a abertura da nova exposição do MAM (Museu de Arte Moderna), cujo tema se denomina “A Química no Cotidiano”. Esta exposição é um projeto da Fundação Osvaldo Cruz e da Sociedade Brasileira de Química. A mostra faz parte das ações visando lembrar o Ano Internacional da Química, que foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A cerimônia de abertura contará com a apresentação do Coral Dó Ré Mi Fat da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Através desta exposição, a Prefeitura pretende também destacar as conquistas da química para o bem-estar da humanidade, por meio de atividades educativas e culturais. Até o dia 22 de julho, de segunda a sexta-feira, as pessoas que visitarem a exposição, entre elas estudantes, vão ser recepcionadas no MAM por químicos. Eles participarão também de experiências químicas e atividades interativas, dinâmicas e jogos. Estas atividades serão coordenadas por químicos da própria UERJ e da INB (Indústrias Nucleares Brasileiras), parceiros do MAM neste projeto. A programação da mostra prevê ainda a exibição de vídeos informativos sobre os temas “Química Sustentável” e “História da Química”, além do funcionamento de um laboratório virtual com atividades didáticas patrocinado pela empresa Clariant S.A., que também apóia a realização da exposição. Com a realização destas atividades, o MAM amplia suas ações visando tornar a instituição um espaço de convivência entre atividades diversificadas, nas áreas de cultura, educação e turismo. O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately (foto), frisa a importância da parceria entre a Prefeitura com a UERJ e a iniciativa privada para a realização da exposição. Ele lembrou que nesta semana, uma outra parceria da Casa da Cultura colocou em prática a encenação de duas peças teatrais de autoria do escritor Jorge Amado. Em conjunto com a Fundação CSN, estas peças foram apresentadas na Praça Oliveira Botelho. - Podemos dizer também que, através da nova exposição do Museu de Arte Moderna, a administração do prefeito José Rechuan alcança mais um passo dentro da sua proposta de valorizar o Centro Histórico. É preciso destacar ainda que as exposições promovidas pelo MAM são abertas aos estudantes do nosso município, motivo pelo qual elas com certeza contribuem à formação dos alunos que as visitam – disse André Whately. Segundo a diretora do MAM, Vanda Perantoni, as visitas para estudantes podem ser agendadas pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou por meio do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com. O museu se localiza na Rua doutor Cunha Ferreira 104 – Centro, próximo ao plenário da Câmara Municipal.
Palavras chaves: CULTURA