14/12/2010

Nova escola terá seis salas de aula e vai atender 200 estudantes

Projeto de construção da unidade é apresentado pela Prefeitura aos moradores

Nova escola terá seis salas de aula e vai atender 200 estudantes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Prevista para começar a ser construída no início do próximo ano, a nova escola da Vargem Grande, distrito da Zona Rural localizada a cerca de 20 quilômetros da área urbana, atenderá 200 estudantes da Educação Infantil ao nono ano do ensino fundamental, residentes na comunidade e nas localidades da Fumaça, Jacuba, Bagagem, Monte Alegre e Bonsucesso. A informação foi dada pelo prefeito José Rechuan (DEM) durante a cerimônia de entrega aos moradores da escritura do terreno comprado recentemente pela Prefeitura para a obra da nova unidade de ensino. A cerimônia ocorreu na manhã de domingo, 12, na quadra de esportes do distrito. Segundo Rechuan, o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, prevê a construção de uma escola composta por seis salas de aula, um laboratório de informática, banheiros feminino e masculino, um vestiário, uma cozinha, salas destinadas ao setor de administração, um refeitório e uma quadra de esportes coberta. Atualmente, a Escola Municipal Hetelvina Carneiro, única unidade de ensino da Vargem Grande, oferece apenas o aprendizado da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental, o que leva a Prefeitura a transportar diariamente mais de 150 alunos para cursar as séries finais desta fase do ensino em escolas localizadas na área urbana. - De todo o território da cidade de Resende, apenas 11 por cento são formados pelas comunidades localizadas na área urbana, enquanto 89 por cento estão na Zona Rural. Este dado reforça ainda mais a necessidade do poder público realizar o maior número possível de obras e serviços nesta região do Município. Desde o primeiro dia do nosso governo estamos trabalhando para fazer o máximo pela população da área rural, valorizando com isso este segmento de grande importância para o desenvolvimento de Resende – disse Rechuan, ao participar domingo da cerimônia na Vargem Grande. A solenidade no distrito contou também com as presenças da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro; dos vereadores Silvio da Fonseca – Tivo, Romério de Almeida e Mirim; do padre Luís Rômulo Salloto, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Paraíso), cuja área de atuação atende a Vargem Grande; do ex-proprietário do terreno comprado pelo Município para a construção da nova escola, Edson Balieiro; do presidente da Associação de Moradores da Vargem Grande, Reginaldo Gouveia; de moradores e lideranças comunitárias da localidade (foto). O presidente da Associação de Moradores recebeu das mãos do prefeito a escritura da área onde a unidade de ensino será construída. Para a secretária Soraia Balieiro, cujas origens são da Zona Rural, a construção da nova escola da Vargem Grande “representa a realização de um sonho antigo da comunidade”. - Eu nasci no distrito da Fumaça e como tantas outras crianças desta região, tive de ir morar no Centro de Resende para concluir meus estudos. Naquela época não havia transporte para nos levar à escola. Por isso, sou conhecedora da luta dessas crianças e de seus pais com o objetivo de oferecer aos seus filhos uma educação de qualidade. Já a diretora da Escola Municipal Hetelvina Carneiro, Claudinéia Tavares, disse que a necessidade de se deslocar até Resende para concluir o ensino fundamental “acaba desestimulando os alunos”. Única unidade de ensino da Vargem Grande, a Hetelvina Carneiro atende 53 crianças. Ela lembrou que os alunos do distrito matriculados em escolas de Resende saem de casa todos os dias por volta das 4 horas da madrugada, “o que muitas das vezes acaba levando-os à falta de motivação para darem continuidade aos seus estudos”. - A nova escola com certeza será muito importante para a nossa comunidade – frisou Claudinéia.
Palavras chaves: MAIS ALUNOS