Fazenda

Periferia foi responsável por mais de 70% dos alvarás liberados neste ano

Número de empreendimentos comerciais cresce em Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Um levantamento feito pela Prefeitura, através da Secretaria de Fazenda, aponta um crescimento de atividades de comércio e serviços no Município, principalmente distantes dos pontos comerciais tradicionais, como Campos Elíseos e Centro. Os dados, divulgados nesta semana, mostram que mais de 70% dos novos Alvarás liberados entre janeiro e maio deste ano foram para bairros como Vila Julieta, Fazenda da Barra, Cidade Alegria e Paraíso.

- Estes números reafirmam o crescimento de Resende como um todo. Hoje, os comerciantes e empresários já investem mais em novos locais, abrindo seus comércios em regiões que antes eram pouco valorizadas, isso mostra que estamos no caminho certo - comenta o secretário de Fazenda, Renato Viegas.

Como mostra o relatório divulgado, dos 20 primeiros bairros que mais tiveram alvarás liberados neste ano, 14 são de regiões antes consideradas periféricas, são eles: Fazenda da Barra (26), Cidade Alegria (21), Paraíso (19), Liberdade (15), Vila Itapuca (9), Cabral (8), Nova Alegria (7), Morada do Contorno (6), Engenheiro Passos (5), Mirante das Agulhas (5), Novo Surubi (5), Santo Amaro (5), Toyota II (5) e Alto Surubi (4).

Este crescimento no setor comercial e de serviços faz parte de uma estratégia de recuperação do Município, iniciada no primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (PP), e segue um viés de crescimento. No período entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012, foram liberados 3.884 Alvarás, sendo que destes, mais da metade também ficava em regiões distantes dos tradicionais centros comerciais da cidade.

Conforme destaca o secretário Viegas, dos dez bairros onde mais surgiram novos empreendimentos entre 2009 e 2012, metade são de bairros que antes recebiam poucos investimentos comerciais no passado. No período, foram liberados alvarás para o Campos Elíseos (327), Vila Julieta (312), Centro (302), Cidade Alegria (301), Jardim Jalisco (301), Paraíso (194), Liberdade (140), Comercial (139), Fazenda Castelo (111), Vila Itapuca (82) e Cabral (74).

De acordo com o prefeito José Rechuan, ao assumir a Prefeitura, em 2009, Resende estava dependente de um setor só, a Indústria. "Realmente somos muitos fortes na indústria, mas tínhamos que diversificar, abrindo novos horizontes, para o comércio, o turismo e serviços. Hoje, seguimos com uma indústria forte, mas temos o orgulho de estar trabalhando para fortalecer o comércio e também o turismo", comenta Rechuan.

Palavras chaves: ECONOMIA