° Minº Max

21/12/2011

Número de óculos entregues a crianças e idosos chega a 250

Exames de vista também são oferecidos gratuitamente aos estudantes

Número de óculos entregues a crianças e idosos chega a 250

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Em 2011, a Prefeitura já distribuiu mais de 250 óculos para estudantes matriculados em escolas da rede pública e idosos de baixa renda. A informação consta de um balanço divulgado nesta quarta-feira, 21, pela Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho é realizado em conjunto com outras duas secretarias municipais (Educação – Assistência Social e Direitos Humanos). A previsão é de que até o final deste mês o número de óculos entregues gratuitamente aos dois segmentos chegue a 300 unidades.

O serviço de exames oftalmológicos, acompanhada da distribuição dos óculos para estudantes, foi implantado este ano pela Prefeitura. Inicialmente, era realizado através da Secretaria Municipal de Educação o exame de acuidade visual direcionado especialmente a crianças com problemas de aprendizagem devidos a distúrbios na visão. Este atendimento foi ampliado com distribuição gratuita dos óculos, pois muitos pais não tinham condições de comprá-lo.

Em 2010, por meio de um levantamento realizado pela Secretaria de Educação, foi constatado que 62,5 por cento de um grupo de 635 estudantes apresentavam algum tipo de deficiência na vista, o que correspondeu a 397 alunos com problemas.

Segundo a coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Rosadas, a avaliação do ortoptista (profissional especializado na realização do exame) também é disponibilizada gratuitamente pela Prefeitura e realizada nas próprias escolas.

Tanto para os estudantes, quanto para os idosos, a entrega dos óculos acontece na Secretaria Municipal de Saúde, mediante a apresentação de uma declaração escolar, do cartão e do receituário do SUS (Sistema Único de Saúde), no caso dos alunos.

Já os idosos precisam apresentar, além do cartão e da receita do SUS, um comprovante de renda mensal de até dois salários mínimos e um encaminhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (o valor atual do mínimo vigente no país é R$ 545,00). A Secretaria de Saúde funciona no Centro Administrativo da Prefeitura, entre 8 e 17 horas (segunda a sexta-feira). Estão à disposição vários modelos, tamanhos de armações e cores para escolha dos pacientes.

Palavras chaves: SERVIÇO GRATUITO