06/07/2012

Quantidade de Alvarás liberados chegou a 3.450 no mesmo período

Número de comércios abertos em Resende aumentou 44% nos últimos três anos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Fazenda, apresentou nesta semana um relatório sobre o número de empresas abertas na atividade comercial de janeiro de 2009 a 31 de maio de 2012. Em quase três anos e meio, foram liberados 3.450 Alvarás para as empresas, um número que representa um aumento de 44,26% se comparada ao ano de 2008. De acordo com o prefeito José Rechuan, este dado confirma o crescimento do Município, também no segmento do comércio.

- Desde o inicio da atual administração municipal, trabalhamos para o desenvolvimento de três importantes pilares para Resende: a Indústria, o Comércio e o Turismo. E por conta de todo o trabalho, crescemos com a chegada de diversas empresas, dentre elas, a montadora Nissan. No Turismo, tivemos conquistas importantes, como a inauguração da Estrada-Parque. E também no Comércio, outro setor importante para a economia e geração de empregos do Município, que teve um crescimento de quase 45% na nossa gestão - comenta Rechuan.

Segundo dados apresentados pelo secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, em 2009 foram inscritas no Cadastro Mobiliário da Prefeitura, 743 novos contribuintes, um aumento de 9,53% levando-se em conta os dados de 2008 (7.794 cadastros). Em 2010, o aumento foi ainda maior, 14,27%, com a inscrição de 1.218 contribuintes. Já em 2011, o crescimento continuou, chegando a 11,36%, o que significa um acréscimo de mais 1.108 novos contribuintes. De janeiro a maio deste ano, o aumento foi de 3,51%, com mais 381 novos cadastros.

- Estes dados apresentados são importantes, não somente pelo aumento de arrecadação, oriunda do pagamento de impostos como o ICMS e também o ISS para quem presta serviços. Mas principalmente, no que se refere à geração de empregos e renda para nossa população - comenta o secretário Viegas.

O relatório apresenta um crescimento amplo das atividades no Município, dentre os quais se destacam: Comércio Varejistas (Padarias, Supermercados, Lojas de Departamentos), aumento de 45%; Alojamento e Alimentação (Hotéis, Restaurantes, Lanchonetes), 60%; Serviços (Lavanderia, Cabeleireiro, Manicure), 58%; Comércio de Manutenção de Automóveis, 36%; Construção (Obras de Engenharia Civil), 43%; Industria de Transformação (Serralheria, Manutenção Reparação de Máquinas de Escritório e de Informática), 58%; Atividades Financeiras, 81%; Informação e Comunicação (serviços prestados às empresas), 74%; dentre outros.

O crescimento da atividade comercial em Resende, não ficou restrito aos bairros centrais. Como mostra o relatório, 21 bairros tiveram mais de 30 novos Alvarás liberados. Entre os que mais receberam novos empreendimentos foram: Campos Elíseos (293 empreendimentos), Vila Julieta (289), Centro (285), Cidade Alegria (270), Jardim Jalisco (257), Paraíso (168), Liberdade (128), Comercial (119), Fazenda Castelo (100), Itapuca (67), Nova Liberdade (66), Nova Alegria (65), Cabral (58), Jardim Tropical e Santa Cecília (56), dentre outros.

Este crescimento no setor comercial faz parte de uma estratégia de recuperação do Município, iniciada no primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan, já que por muito tempo Resende ficou com sua economia concentrada no setor industrial.

- Quando chegamos à Prefeitura, tínhamos uma cidade dependente de um setor só. Realmente somos muitos fortes na Indústria, mas tínhamos que diversificar, abrir novos horizontes para o comércio e para o turismo - ressalta Rechuan.

Com uma nova visão de desenvolvimento, o Município passou a incentivar a vinda de novos investimentos comerciais, e uma das conquistas veio através da confirmação da vinda do Shopping Pátio Mix, que já movimenta toda a Região da Agulhas Negras.

- Este grande empreendimento comercial, possivelmente o maior já feito no Município, veio fortalecer ainda mais o nosso comércio, que vem crescendo em todos os outros pontos da cidade, conforme demonstra o relatório apresentado - destaca o prefeito.

Palavras chaves: ECONOMIA