08/04/2017
Mutirão revitaliza projeto Quilombo da Paz
Sede da instituição abriga projeto do Confiar onde são atendidas 50 crianças
Crédito: Anderson Patrick
O trabalho voluntário, incentivado pela Prefeitura, mostrou novamente sua força e sua capacidade de transformar a sociedade. Neste sábado, dia 8, um grupo de servidores colocou a mão na massa, dando início ao trabalho de revitalização da sede do Quilombo da Paz – instituição criada há quase 30 anos por moradores da Vicentina e que abriga um projeto social desenvolvido pela Prefeitura através da Fundação Confiar. No início da manhã, o prefeito Diogo Balieiro Diniz foi conhecer o local e dar boas vindas aos voluntários.
O mutirão, que reuniu cerca de 20 pessoas, entre funcionários, voluntários da comunidade e adolescentes integrantes do Quilombo da Paz, começou de manhã, tomou conta do dia, e vai se estender durante a semana que vem com serviços de limpeza e pintura da sede, que está ganhando vida nova. Antes disso, no entanto, a equipe do projeto fez uma faxina geral nas instalações, retirando materiais inservíveis e lixo.
Para a coordenadoria do projeto, Reginacéli Pessôa de Freitas, a revitalização do prédio contribui para a melhoria da autoestima das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, além de influenciar positivamente toda a comunidade que tem muito carinho pelo projeto.
- O nosso objetivo aqui é resgatar valores como a ética, a moral, o respeito e a cidadania. Para isso, nos oferecemos uma série de atividades para as nossas crianças e adolescentes no contraturmo escolar, dando a elas uma oportunidade de crescer, de acreditar no seu potencial e de projetar para si mesma um futuro melhor. E este mutirão de revitalização influencia neste trabalho, pois devolve às crianças e a toda a comunidade do entorno a sua autoestima – frisou a coordenadora, lembrando que as três metas do projeto são: zero repetência, zero evasão escolar, e zero gravidez na adolescência.
Segundo a presidente da Fundação Confiar, Mirim Dezoto, o projeto Quilombo da Paz atende atualmente 50 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 13 anos, que têm acesso, de segunda a sexta-feira, a oficinas gratuitas de tarefa com reforço escolar; artes; educação física; contação de história; e oficina socioeducativa, que utiliza a exibição de filmes e a realização de debates, como ferramentas para desenvolver e reafirmar a cidadania.
PARCERIAS – Para viabilizar todo este trabalho, a Fundação Confiar mantém no local uma equipe formada por seis profissionais: uma coordenadora, dois professores, uma orientadora pedagógica, uma psicóloga e uma auxiliar de serviços gerais. Além disso, o projeto conta ainda com voluntários e com a parceria da iniciativa privada.
Quem quiser participar, doando o seu tempo ou materiais educativos e pedagógicos, pode entrar em contato com o projeto pelo telefone 3360.6368.