06/05/2017
Mutirões de limpeza no Jardim do Sol, Fazenda da Barra 3 e São Caetano
A partir das frequentes ações de limpeza em larga escala promovidas pela Prefeitura, Saúde registra queda em casos de Dengue
Crédito: Divulgação/PMR
Caminhões e máquinas da Prefeitura de Resende recolheram neste sábado, dia 6, dezenas de caminhões lixo e materiais inservíveis de residências e ruas dos bairros Jardim do Sol, São Caetano e Fazenda da Barra 3. A ação, realizada periodicamente nos bairros de Resende, é realizada pela secretaria de Obras, com objetivo de manter a cidade cada dia mais limpa e combater arboviroses (mosquitos que transmitem a Dengue, Zika e Chikungunya.
Este sábado, nove veículos e trinta trabalhadores participaram do trabalho. A mesma operação já foi feita nos últimos meses na região da Grande Alegria, do Paraíso e nos bairros Surubi, Jardim Primavera, Jardim Alegria, Jardim Beira Rio, Contorno e Toyota.
O superintendente de Serviços Públicos de Resende Denilson de Paula informou que foram retirados hoje de residências e das ruas dos bairros 22 caminhões de entulhos da Fazenda da Barra 3. No Jardim do Sol, a Prefeitura de Resende contabilizou nove caminhões de detritos. E do bairro São Caetano foram recolhidos 12 caminhões de entulhos e lixo verde.
Nos quatro primeiros meses, a administração municipal vem realizando diversos mutirões de limpeza, para limpar os bueiros da cidade, revitalizar as instalações urbanas e evitar a proliferação de mosquitos. E viu cair o número de ocorrências. O número de notificações da Dengue foi reduzido nos primeiros meses meses do ano, passando de 1.297 registrados em 2016 para 158 casos em 2017.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz alerta para os perigos da falta de limpeza em quintais e terrenos baldios, e pede a participação permanente dos cidadãos no combate aos mosquitos.
- Os casos de dengue diminuíram, em relação ao ano de 2016 mas não podemos esquecer o surto ocorrido na cidade em 2015. Não podemos relaxar nunca, principalmente porque o mosquito também transmite outras doenças. Estamos fazendo os mutirões e o acompanhamento diário nas casas. Precisamos cada vez mais do apoio da população nessa luta, não jogando lixo em terrenos baldios e mantendo seus quintais limpos e sem lugar para a água parada. Também é importante destacar que todos gostam de viver em lugares limpos, então cada um precisa fazer a sua parte – afirmou o prefeito.
Palavras chaves: Mutirões