14/08/2009

Município confirma volta às aulas para segunda-feira, dia 17

Profissionais de ensino são capacitados para agir em casos suspeitos da gripe suína

Município confirma volta às aulas para segunda-feira, dia 17

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Depois de duas semanas de prorrogação das férias na rede municipal de ensino como medida de prevenção contra a gripe suína, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), confirma a volta às aulas para a próxima segunda-feira, dia 17. Nesta sexta-feira, dia 14, os diretores de escolas e creches do município estiveram reunidos na Casa da Amizade, entre 8 e 11 horas, com o objetivo de receberem novas recomendações de prevenção à gripe suína. Neste segundo encontro, um profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, reforçou os cuidados que deverão ser tomados dentro das escolas por professores, alunos e demais funcionários.

Entre as recomendações está a de não levar crianças com sintomas de gripe e febre à escola. E se no decorrer da aula, alguma criança começar a apresentar algum desses sintomas, os pais serão chamados para encaminhá-la à unidade de saúde mais próxima. Outras orientações também serão dirigidas aos pais e responsáveis nas reuniões de cada estabelecimento de ensino. Uma delas é que as escolas aconselhem as crianças a trazerem de casa o seu próprio copo, pois os bebedouros serão temporariamente lacrados.

- Iremos disponibilizar para as escolas papel toalha, sabão em barra e copos descartáveis, além de afixar cartazes em todas as entradas das salas, reforçando os cuidados que devem ser tomados – disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, professor João Duarte.

Segundo ainda o secretário, as janelas das salas de aula deverão ser mantidas abertas para que o ar circule mais livremente, mantendo o ambiente arejado. As funcionárias grávidas, por estarem no grupo de risco, terão seu retorno retardado e seguirão as orientações médicas para a volta ao trabalho.

Quanto à reposição das aulas na rede municipal de ensino – a princípio, os alunos voltariam a estudar no dia 03 de agosto, mas a volta deles foi adiada por duas semanas -  o secretário João Duarte disse que será elaborado, com a ajuda dos diretores das escolas, um novo calendário. Ele adiantou, no entanto, que as aulas deverão acontecer em alguns sábados e no mês de dezembro, totalizando dez dias de reposição.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO