24/08/2011

Curso forma quase 40 profissionais do setor

Monitoras de creches concluem capacitação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 26, a Prefeitura promove a formatura de 38 monitoras das creches municipais que concluíram o curso do PROINFANTIL (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil). A cerimônia será realizada às 19 horas, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Segundo a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, o PROINFANTIL é um programa do Governo Federal que oferece capacitação à distância a nível médio. A realização do curso acontece por meio de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. De acordo ainda com Soraia, o curso se destina aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas do Município, sem a formação específica para o magistério. Com duração de dois anos, a capacitação tem o objetivo de oferecer condições de crescimento ao profissional lotado na área da Educação Infantil. Atualmente a rede municipal de ensino possui 13 creches municipais e uma conveniada, atendendo cerca de 900 crianças com idade de zero a três anos em período integral. Em março deste ano, a Prefeitura entregou a creche do bairro Baixada da Olaria. Recentemente, foram retomadas as obras da creche do Loteamento Morada do Contorno e iniciada a construção da creche do Jardim Esperança. Em breve começa a obra da creche da Morada da Barra, cujos recursos já foram conseguidos pela Prefeitura junto ao Governo Federal. Na foto, a creche da Nova Liberdade. - A participação de nossas monitoras no PROINFANTIL possibilitou a elas uma melhor formação. E este novo aprendizado vai refletir diretamente na melhoria do serviço prestado às crianças matriculadas na rede municipal de ensino – disse a secretária municipal de Educação. Para a coordenadora de creches da Prefeitura, Evelise Cruz, a formação proporcionada pelo PROINFANTIL “foi tão importante que acompanhando o dia-a-dia das creches já se sente as mudanças no desempenho dos profissionais junto às crianças”. - Ficamos felizes em contar na rede municipal de ensino com profissionais que buscam o aperfeiçoamento não só através do PROINFANTIL, como também por iniciativa própria – frisou Evelise, acrescentando que investir na formação do profissional da educação também representa uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM).
Palavras chaves: EDUCAÇÃO