Indústria e Comércio

Alunos visitarão a trilha Divisor de Águas, neste sábado, dia 6 de julho

Monitor de Ecoturismo leva alunos para trilha na Serrinha do Alambari

Crédito: Antônio Leão - PMR

A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente (AMAR) e da Secretaria de Turismo e Eventos, realiza neste sábado, dia 6, mais uma trilha para alunos do Curso de Monitor de Ecoturismo. A aula prática que faz parte do cronograma de atividades será realizada na Serrinha do Alambari, na trilha Divisor de Águas, com aproximadamente dois quilômetros, que deverá durar o dia todo.

- É um local de belas paisagens, mas é uma trilha bem íngreme, que não está aberta a visitação. No entanto, conseguimos uma autorização especial para levar os alunos do curso. A saída deverá ser por volta das 7h30, com retorno previsto para as 17 horas - comenta a coordenadora do Programa Monitor de Ecoturismo, Adriana Santos.

No último sábado, dia 29 de junho, os alunos percorreram a trilha da Pedra do Altar, no trecho resendense do planalto do Parque Nacional do Itatiaia. Na ocasião, os jovens receberam diversas informações sobre a geografia e biodiversidade daquela unidade de conservação, além de técnicas de turismo e a condução de visitantes em ambientes naturais.

O secretário de Turismo e Eventos, Antonio Leão, que foi o guia da visitação, destaca que os alunos puderam ver de perto os campos de altitude, cuja paisagem difere bastante daquela com a qual estão acostumados.

- Eles viram plantas raras, que suportam baixas temperaturas, sobrevivendo a períodos de congelamento, situação que seria insuportável para as ervas e árvores que encontram na área habitada da Serrinha e no Vale do Paraíba - comenta Leão.

O curso, cuja nova turma iniciou as atividades no primeiro semestre, promove a formação de monitores de ecoturismo e atua na conservação do patrimônio natural de Resende, contando para isso com o apoio de excursionistas, guias e visitantes, além das comunidades locais, que fazem o levantamento, diagnóstico e monitoramento das trilhas existentes nos atrativos naturais do município. Os monitores também orientam o turismo responsável em unidades de conservação (RPPN) localizadas no Município.

O Monitor de Ecoturismo é um projeto ambiental e socioeducativo, coordenado pela AMAR, com a participação da Secretaria de Turismo e Eventos, Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada.

A capacitação tem como público alvo alunos com idade a partir de 16 anos, que estejam cursando os Ensinos Fundamental ou Médio, ou que já tenham concluído pelo menos o Ensino Fundamental. As aulas acontecem na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, às quintas-feiras, no período da tarde, e vão até o dia 18 de julho, enquanto que as aulas práticas terminam neste sábado, dia 6.

No curso são apresentadas informações teóricas sobre a História de Resende; Geografia e o Ecossistema regional; Noções de Orientação e Navegação; Montanhismo; Turismo; Noções de Segurança; Noções de Primeiros Socorros. Além de toda parte prática, que envolve interpretação ambiental; e Circuito das Trilhas na Serrinha e na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia.

Palavras chaves: TURISMO