Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

16/10/2017

MESTRES VIRAM ALUNOS NO DIA DO PROFESSOR EM RESENDE

Boas práticas desenvolvidas nas salas de aula são valorizadas e transformadas em oficinas para outros professores

MESTRES VIRAM ALUNOS NO DIA DO PROFESSOR EM RESENDE

Crédito: Carina Rocha

O Dia do Professor, celebrado neste domingo, 15 de outubro, está sendo comemorado de uma forma diferente em Resende. Visando valorizar as boas práticas desenvolvidas pelos docentes em sala de aula, e compartilhar o conhecimento com o maior número de profissionais, os professores da Rede Municipal de Ensino viraram alunos por um dia e estão participando de oficinas ministradas por seus próprios colegas.

As atividades, que estão acontecendo nas dependências da Escola Municipal Noel de Carvalho, começaram às 8 da manhã e se estenderão até 17h. Já no período da noite os profissionais da educação terão a oportunidade de ouvir um dos mais importantes e respeitados educadores do país, o professor Júlio César Furtado dos Santos. Pedagogo, psicólogo e doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Havana (Cuba), Júlio Furtado abordará o tema “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”. A palestra, marcada para às 19h, será ministrada no Teatro do Colégio Salesiano.

De acordo com a programação, no período da manhã, as oficinas, que atingiram cerca de 230 profissionais, foram dedicadas aos professores que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, foram realizadas 10 oficinas, 8 delas ministradas por professores da rede, que abordaram temas como: “História em Jogos, alternativas pedagógicas para o ensino da história; Jogos cooperativos: semana de valorização da diversidade; Ambiente virtual de aprendizagem; Aprendizagem por projetos; Importância da neurociência para a educação; Compostagem e criação de espaços agroecológicos, entre outros.

Já agora, no período da tarde, as oficinas são dedicadas aos professores da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 300 profissionais estão participando das atividades e entre as oficinas ministradas estão Confecção de jogos pedagógicos com material reciclável; Musicalização na educação infantil; Sopa de letrinhas; Era uma vez...1,2,3... a matemática; Literatura infantil e preservação da fauna brasileira; e Projeto leitura e alegria no recreio, entre outras, num total de 19 oficinas.

A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, explica que o objetivo da iniciativa é valorizar, de forma prática, o que os profissionais da educação mais sabem e gostam de fazer: ensinar.

- Ao longo deste ano fomos testemunhas de grandes projetos desenvolvidos no interior de nossas escolas. Por isso, decidimos celebrar esta data de uma forma diferente, convidando os próprios professores para apresentarem a seus colegas a sua prática docente. Temos certeza de que a estratégia e metodologia utilizada, e que alcançou bons resultados na condução do processo ensino-aprendizagem, pode ajudar outros professores a também incrementarem ainda mais suas aulas. Além disso, também queremos valorizar o trabalho desses professores e mostrar a eles que sua prática merece espaço e divulgação – destacou a professora Rosa.

A secretária ressaltou que, apesar da programação especial dedicada ao Dia dos Professores, as escolas estão funcionando nesta segunda-feira, porém de uma forma alternada, ou seja, as unidades de ensino que têm turmas do 6º ao 9º ano não funcionaram de manhã em virtude das oficinas, mas têm aulas normais agora a tarde. Já os alunos da Educação Infantil ao 5º ano tiveram aulas de manhã, já que no período da tarde, das 13h30 às 17h, os professores estão participando das atividades na Escola Noel de Carvalho.   

Palavras chaves: Professor
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados