21/12/2010

Prefeitura realiza levantamento em 30 das 54 unidades de ensino

Merenda escolar é aprovada por 97 por cento dos estudantes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Uma pesquisa realizada pelo setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação apontou que 97 por cento dos estudantes aprovam a merenda escolar servida nas unidades da rede municipal de ensino.

Segundo a nutricionista responsável pelo serviço, Fabiana de Azevedo, a pesquisa foi concluída no segundo semestre deste ano com alunos de 30 das 54 unidades de ensino, sendo 17 escolas do ensino fundamental, sete da Educação Infantil e seis creches.

O número de unidades pesquisadas corresponde a 55 por cento das unidades escolares do Município.

Nas creches 49,7 por cento das crianças que responderam o questionário acharam a merenda ótima, 43,9 por cento a consideraram boa e apenas 6,4% disseram que as refeições servidas são ruins.

Já os alunos da Educação Infantil acharam a merenda ótima (61 por cento), boa (38 por cento) e ruim (somente um por cento). No ensino fundamental o resultado apontado foi 56,4 por cento ótima, 41 por cento boa e 2,1% ruim.

Na média total, os alunos entenderam a merenda servida como ótima ( 55,7 por cento), boa (41,1 por cento) e ruim (3,2 por cento).  Durante a realização do levantamento, os estudantes responderam à pergunta “O que você achou da merenda?”, assinalando as seguintes opções: ótimo, bom ou ruim.

O método de pesquisa adotado pela Secretaria Municipal de Educação é indicado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), além de ser o de mais fácil entendimento das crianças pequenas, já que o teste foi realizado também em creches e na educação infantil.

Com as crianças do berçário, foi utilizada a uma metodologia através da qual se mediu o índice de rejeição de alimento.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO