17/06/2015

Medicamentos podem ser retirados gratuitamente no Programa Farmácia Popular

Prefeitura adota medida para otimizar compra de remédios

Medicamentos podem ser retirados gratuitamente no Programa Farmácia Popular

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura adotou uma medida para otimizar a compra de medicamentos. A partir de agosto, alguns remédios para hipertensão, diabetes e asma serão disponibilizados apenas nas farmácias que contam com o Programa Farmácia Popular "Aqui tem Remédio", do Ministério da Saúde.

Além da Farmácia Popular, que funciona na Avenida João Ferreira Pinto, 87, próximo ao Resende Shopping, existem drogarias conveniadas em vários bairros da cidade. A Farmácia Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os medicamentos da lista podem ser retirados gratuitamente. Basta apresentar documento de identidade, CPF e receita de, no máximo, quatro meses. Caso não seja o paciente que vá retirar o medicamento, a pessoa responsável deve apresentar procuração.

- É importante ressaltar que nas farmácias do programa é feita apenas uma dispensação, ou seja, o paciente só pode retirar o medicamento uma vez, por receita, para no máximo dois meses. Os usuários de medicamentos de uso contínuo devem procurar as unidades de saúde para trocar a receita – explicou a superintendente de Assistência Farmacêutica, Sandra Xavier.

Ela destacou também que a medida tem como objetivo melhorar a compra de medicamentos, que já são disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde, para que os recursos municipais possam ser melhor investidos.

Os medicamentos que fazem parte da medida são: Atenolol, Captopril, Enalapril, Furosemida, Glibenclamida, Hidroclorotiazida, Insulina Regular e NPH Humana, Losartana, Metformina, Nifedipino, Propranolol, Salbutamol e Verapamil.

Palavras chaves: SAÚDE