° Minº Max

Competição será realizada nesta segunda-feira na Vargem Grande

Jogos da Terra vão reunir 700 alunos da Zona Rural

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Nesta segunda-feira, dia 13, de 9 às 16 horas, o distrito de Vargem Grande será palco da primeira edição dos Jogos da Terra. A competição envolverá cerca de 700 alunos de 15 escolas localizadas na zona rural do Município. O evento esportivo é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), do  EDUCAR (Instituto de Educação de Resende) e da FUNRESP (Fundação Resende Esportes). Cerca de 80 pessoas, entre profissionais das três instituições municipais promotoras do evento, guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, trabalharão durante a competição.

Entre as 12 modalidades esportivas dos Jogos da Terra estão as seguintes: futebol, queimada, corrida, voleibol gigante, cabo de guerra e corrida de velotrol. Haverá ainda disputas de estafetas, lançamento de bezerro, serrando o sarrafo, panobol e ordenha na fazenda – no caso desta última prova, serão premiados os alunos que tirarem leite no menor espaço de tempo possível. Os vencedores de cada modalidade, além dos primeiros lugares na classificação geral, receberão troféus e medalhas.

Participarão da competição as escolas Adelaide Lopes Salgado, Alberto Ferraz (Capelinha), Campo Alegre, Chico Mendes (Acampamento Terra Livre), Fazenda Campo Alegre, Francisco de Souza Aguiar (Bagagem), Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Jacuba, João Rodrigues e São Vicente Ferrer (Fumaça), Luiz Pistarini (Bulhões), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Rio Preto e Santa Maria.

De acordo com o presidente da FUNRESP, Vagner Barcellos, a programação prevê ainda a realização de atividades recreativas e distribuição de doces para os alunos. A faixa etária de estudantes inscritos para os Jogos da Terra vai 4 a 16 anos.

- Com a realização deste evento, pretendemos incentivar a prática do esporte também entre os alunos residentes nas comunidades rurais de Resende – disse Vagner, acrescentando que a Prefeitura cederá o transporte e a alimentação dos estudantes que participarem da competição.

Palavras chaves: ESPORTE