Obras e Serviços Públicos

Jardim Alegria terá mutirão contra a denque, neste sábado,17

Jardim Alegria terá mutirão contra a dengue, neste sábado,17

Crédito: Jorge Trindade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza sábado, dia 17, mais um mutirão contra a dengue na Região da Grande Alegria. Dessa vez, o bairro atendido será o Jardim Alegria, onde as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, e da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), farão a ação das 8 às 13 horas, percorrendo todas as ruas para identificação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

A operação contra a dengue, intensificada terça-feira, dia 13, tem como objetivo controlar o avanço dos casos suspeitos da doença, surgidos nas últimas semanas. Os trabalhos são por tempo indeterminado, reunindo cerca de 100 agentes. Outra medida importante foi a criação de um polo de referência para tratar especificamente dos possíveis casos de dengue. O polo já está em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Grande Alegria. Para encabeçar os trabalhos, a Prefeitura destacou um médico clínico geral para atender e acompanhar os casos que derem entrada, entre 8 e 17 horas, de segunda a sexta-feira – lembrando que a UPA funciona 24 horas por dia, com médico de plantão, também capacitado para o atendimento.

Governo do Estado – Nos primeiros dois dias de operação foram recolhidos um total de 40 caminhões de entulhos, além de 15 saveiros com materiais diversos, passíveis de acumular água. Para reforçar o combate à dengue na Região da Grande Alegria, uma equipe técnica da Vigilância Ambiental em Saúde do Governo do Estado, juntamente com a equipe do CCZ Resende,  esteve hoje nas proximidades do bloco 18, onde uma mulher morreu vítima de dengue, domingo passado – o resultado foi confirmado hoje, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), do Governo do Estado. No local houve monitorando de possíveis focos do mosquito e distribuição de materiais informativos aos moradores.

O Estado também disponibilizou ao Município uma máquina UBV (Ultra Baixo Volume) que pulveriza inseticida e atua no combate ao mosquito com mais eficácia. O veículo começa a atuar nesta sexta-feira, e o trabalho prossegue até o final de janeiro.

Palavras chaves: Dengue