24/07/2012
Internet gratuita no bairro Paraíso está disponível a partir desta terça-feira
Próximo bairro atendido será Cidade Alegria
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, por meio do Departamento de Gestão de Tecnologia e Informação, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, está liberando nesta terça-feira, dia 24 de julho, o acesso de internet gratuita sem fio na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso. O acesso poderá ser feito também nas ruas Nossa Senhora de Fátima e Cantídio Jesuíno da Costa, em um raio de 180 metros.
Para obter acesso à rede, os usuários devem ter uma placa wi fi nos computadores, notebooks ou netbooks ou tablets e celulares compatíveis com a tecnologia sem fio, sem necessitar de antenas externas.
- O acesso à rede sem fio no bairro Paraíso é mais uma ação desenvolvida pelo governo municipal no sentido de agilizar o dia-a-dia do cidadão. A partir de agora, os moradores e pedestres do local poderão entrar de graça na internet - destaca o secretário de Administração da Prefeitura, Fernando Henrique Soares.
O projeto Cidadão NET tem como objetivo disponibilizar internet sem fio gratuita em locais de grande movimentação em Resende. Nesta segunda etapa, a Prefeitura começou a levar o serviço para os bairros. No ano passado, a Prefeitura iniciou a ação no Parque das Águas, e no mês passado, o projeto foi lançado no Calçadão de Campos Elíseos. A meta é expandir a cobertura a todo o município. A próxima área beneficiada será o bairro Cidade Alegria.
De acordo com o diretor de Informática da Secretaria de Administração, Sérgio de Carvalho da Silva, cerca de 100 usuários poderão acessar a internet com qualidade simultaneamente. A velocidade de transmissão é de até 256 Kbps. Pode-se baixar qualquer arquivo, desde que seu tamanho seja menor do que 1MB.
- Vamos monitorar a rede, para garantir que todos os moradores e freqüentadores da praça possam ser atendidos pelo Projeto Cidadão NET. A rede não deve ser usada por muito tempo pelos comerciantes locais e pela vizinhança, o que sobrecarrega a conexão - afirmou Sérgio de Carvalho.
Entre os serviços disponíveis, estão acesso a e-mails, a páginas de serviços e da Prefeitura e a conteúdo de páginas sociais, como Twitter e Facebook. No entanto, alguns programas estão bloqueados, por enquanto, como de gerenciamento de e-mails (por exemplo, Outlook); de transferência de arquivos, como E-mule, Bittorent, etc; Skype; acesso a Youtube; jogos pesados e sites de conteúdos impróprios, com violência e pornografia.
- É importante ressaltar que a rede é aberta, por isso, não recomendamos que os usuários façam transações comerciais, que utilizem senhas bancárias, ou compras pela internet - orientou o diretor.
O Projeto Cidadão NET foi desenvolvido e executado por funcionários da Prefeitura. Além disso, a população tem à disposição um site com todas as informações a respeito (www.cidadaonetsite.xpg.com.br) e um e-mail, em casos de dúvidas ou reclamações (cidadao-net@resende.rj.gov.br).
Palavras chaves: INTERNET