° Minº Max

Assistência Social e Direitos Humanos

07/11/2012

Integrantes da Comissão de Adolescentes e Jovens participam de passeio cultural no Rio de Janeiro

Vinte adolescentes conhecerão patrimônios históricos e culturais do Rio de Janeiro nesta quinta-feira

Integrantes da Comissão de Adolescentes e Jovens  participam de passeio cultural no Rio de Janeiro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Nesta quinta-feira, dia 08, 20 adolescentes integrantes da Comissão Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança participam de um passeio cultural pela cidade do Rio de Janeiro. O roteiro inclui visitas a patrimônios históricos e culturais da capital do estado como: Jardim Botânico, Cristo Redentor, Teatro Municipal e Orla Marítima.

Segundo a presidente do Conselho de Monitoramento e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança, Maria José Barreto, a Zozó, a comissão foi criada em 2010 com o objetivo de trabalhar o protagonismo juvenil, ou seja, dando ao jovem a oportunidade de ser o ator principal na discussão de temas ligados à juventude e também na criação de políticas públicas.

Instituída por meio de decreto, assinado pelo Prefeito José Rechuan, a comissão é formada por 20 jovens com idade entre 14 e 18 anos e reúne-se mensalmente, toda primeira quinta-feira do mês, na Casa dos Conselhos, no Centro.

- Neste ano, a comissão participou de eventos integrados à Coordenadoria da Juventude e está na fase final de elaboração de um relatório que apontará ao gestor municipal e aos representantes da Câmara de Vereadores quais as demandas, as fragilidades dos serviços executados, bem como os desafios para a gestão 2013-2016. Esse documento é resultado de um trabalho intenso realizado nesses dois anos de existência da comissão - diz Maria José.

As ações e programas desenvolvidos no município em prol da criança e do adolescente levaram Resende à conquista do Prêmio Prefeito Amigo da Criança e do Prêmio Destaque Nacional, concedido às cidades que, além do cumprimento das atividades propostas nos prazos estabelecidos, superaram as metas pactuadas e estruturaram ações e políticas em caráter permanente.

Entre os avanços nesse sentido no município, destaca-se o Concurso de Redações, Frases e Desenhos sobre Prevenção ao Uso de Drogas, que já está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo e envolve 11 mil alunos das escolas da rede pública municipal.

Ainda na área da Educação, outra importante conquista foi a implantação do Programa Saúde na Escola, do governo federal, e o Projeto Conta na Balança, que realiza o controle da obesidade infantil nos alunos das escolas municipais. No total, 3.894 alunos estão sendo avaliados.

Os investimentos também incluíram o mapeamento da Rede Social de Serviços, que permitiu ainda a criação do Guia que reúne serviços, projetos, programas e benefícios, governamentais ou não-governamentais, oferecidos à população.

Palavras chaves: CRIANÇAS E ADOLESCENTES