29/11/2010

Instalação de 500 lixeiras começa nesta semana

Ponte Velha: um dos locais beneficiados pelo serviço

Instalação de 500 lixeiras começa nesta semana

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Durante o encontro Panorama Resende – Uma cidade em movimento, realizado sexta-feira à noite, no Cine Vitória, o prefeito José Rechuan (DEM) informou também que, no caso da instalação de 500 lixeiras na área urbana, os equipamentos já foram comprados e representaram um investimento de aproximadamente R$ 65 mil no trabalho de conservação e limpeza dos espaços públicos da cidade.

A instalação desta primeira remessa começa até a próxima sexta-feira, dia 03 de dezembro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Um dos locais atendidos será a Ponte Velha (foto).

No próximo ano (2011), mais mil lixeiras serão adquiridas pela Prefeitura, elevando, portanto, para 1.500 o número de equipamentos colocados em todo o Município. O encontro Panorama Resende – Uma cidade em movimento contou com a presença de representantes de diversos segmentos organizados da sociedade.

Com relação à ciclovia entre o Paraíso e o Parque das Águas – outra medida anunciada no encontro - o prefeito classificou a obra como “mais uma ação do Projeto Urbano Humano, que começou a ser implantado em novembro do ano passado com as modificações no sistema viário da cidade”.

A proposta da Prefeitura é, numa segunda etapa, construir outra ciclovia, esta no trecho entre o Parque das Águas e a região da Grande Alegria.

- No ano passado, quando iniciamos a implantação do Urbano Humano, muita gente imaginou que este projeto consistia apenas na mudança do trânsito. Na verdade, a modificação do sistema viário representa apenas uma das etapas do projeto. Ao longo deste ano investimos muito em ações para os pedestres, instalando placas informativas, colocando sinais luminosos, pintando faixas de sinalização  e construindo trechos de calçadão na Avenida Nova Resende e na Praça Oliveira Botelho. Além disso, priorizamos também o ciclista através da construção da ciclovia na Ponte Tácito Viana Rodrigues e na ponte sobre o Rio Alambari, na entrada da cidade. Isso porque o Projeto Urbano Humano é para todos: motoristas, pedestres e ciclistas – concluiu Rechuan.

O encontro Panorama Resende – Uma cidade em movimento no Cine Vitória teve ainda as participações dos vereadores Kiko Besouchet (PP), Carlos Santa Rita (PSDB) e Célio Caloca (PMDB); e dos secretários municipais Ricardo Moraes (Governo), Alfredo de Oliveira (Planejamento), Renato Viegas (Fazenda), Rafael Fonseca (Administração), Reynaldo Raeli (Turismo e Comércio), Rubens Almada (Obras), José Antônio de Carvalho Pinto (Agricultura e Pecuária), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social), Daniel Brito (Saúde), Soraia Balieiro (Educação), Marcial Correa (Serviços Públicos), Ton Kneip (Urbanismo e Arquitetura) e Edgar Moreira (Indústria, Tecnologia e Serviços), além dos presidentes André Whately (Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda), Paulo José Fontanezi (Agência do Meio Ambiente de Resende), Maria Virginia de Mello Soares da Rocha (Fundação CONFIAR), Luís Cláudio Siqueira Chaves (SANEAR – Agência de Saneamento do Município) e Wagner Barcellos (FUNRESP – Fundação Resende Esportes).

As associações de moradores que estiveram representadas no encontro foram das seguintes comunidades: Surubi, Jardim Alegria, Loteamento Morada da Montanha, Parque Ipiranga, Bairro Cabral, Residencial Monet, Castelo Branco, Jardim Beira-Rio, Alto dos Passos, Bulhões, Jardim Primavera/Toyota, Cidade Alegria, Bairro Elite, Vila Verde e Alambari.

Palavras chaves: CONSERVAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS