21/12/2010

Inspeções regulares garantem qualidade da merenda nas escolas

Novo cardápio oferece alimentação mais saudável aos alunos

Inspeções regulares garantem qualidade da merenda nas escolas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, os resultados do levantamento “mostram que a Prefeitura está no caminho certo ao investir na merenda escolar como uma das prioridades do ensino público em Resende”.

Desde 2009, foram implementadas no cardápio da merenda mudanças voltadas a oferecer aos alunos uma alimentação mais saudável para os alunos.

- Ao mesmo tempo em que vem priorizando a melhoria das condições de funcionamento das escolas, a construção de novas unidades de ensino e de novas creches, a valorização dos profissionais de ensino e a qualidade dos serviços do transporte escolar, a Prefeitura investe na merenda escolar, pois entende que uma alimentação saudável é fator preponderante para o bom aprendizado dos estudantes – disse Soraia.

A nutricionista Fabiana de Azevedo contou que o xarope de groselha, o suco de fruta artificial e a bebida láctea artificial, por exemplo, foram substituídos pelo suco de polpa de frutas, o suco de fruta natural (para as creches) e o iorgurte. Já o leite em caixinha (UHT) substituiu o leite em pó.

Embutidos como salsicha foram excluídos do cardápio, assim como o biscoito waffer, e docinhos individuais. Para sobremesa os alunos recebem frutas, gelatinas ou sucos de frutas.  O uso da proteína texturizada de soja foi diminuído e o cardápio passou a ter mais carnes. Além disso, legumes e verduras que antes estavam presentes no prato das crianças duas ou três vezes por semana passaram a fazer parte todos os dias da refeição.

A merenda escolar do município de Resende é preparada pela empresa terceirizada Nutriplus e supervisionada pelo setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação, que realiza visitas periódicas as escolas para observar a qualidade da merenda preparada. Fiscalizam desde a higiene pessoal das merendeiras, a organização dos insumos, o prazo de validade dos produtos e a higiene da cozinha, entre outros itens.

Palavras chaves: MELHORIAS