12/01/2010

Inscrições para Educação de Jovens e Adultos já podem ser feitas

Interessados devem procurar pólos do projeto até o começo de fevereiro

Inscrições para Educação de Jovens e Adultos já podem ser feitas

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para novas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os interessados devem procurar a escola pública mais próxima da sua residência e reservar a vaga. O prazo final para as matrículas vai até o inicio de fevereiro. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos – geralmente a partir de 15 anos de idade - que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. Atualmente existem turmas da EJA funcionando nas seguintes escolas das áreas rural e urbana de Resende: Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Bairro Cabral, Adelaide Lopes Salgado (Capelinha) Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Visconde de Mauá, Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e Rio Preto (Pedra Selada). - O projeto de Educação para Jovens e Adultos se constitui numa ação importante para a garantia de um direito básico de cidadania. Muitas pessoas, por um motivo ou outro, não tiveram condições de concluir os seus estudos no passado, e agora querem retomar este aprendizado. Esta iniciativa pode ser considerada uma peça importante na nossa proposta de construir um futuro cada vez melhor para todos os segmentos da nossa população – disse o prefeito José Rechuan (DEM). Além das matérias do ensino regular, os alunos da EJA recebem aulas de empreendedorismo. A disciplina contribui de forma inovadora para a formação integral dos alunos, possibilitando um crescimento pessoal e profissional. Além das matérias curriculares, todos participam de atividades culturais, oficinas de técnicas artesanais e ainda assistem palestras sobre saúde, educação ambiental e direitos do cidadão.
Palavras chaves: MATRÍCULAS