Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

14/03/2012

Infância e Adolescência: aula inaugural do CONFIAR acontece nesta quinta-feira

Estudantes recebem bolsa auxílio mensal

Infância e Adolescência: aula inaugural do CONFIAR acontece nesta quinta-feira

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), instituição da Prefeitura que coordena as ações de inclusão social para este segmento da população (foto), realiza nesta quinta-feira, dia 15 de março, a partir das 10 horas, no Colégio Estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos), a aula inaugural das oficinas para crianças e adolescentes. O evento contará com a participação do prefeito José Rechuan (PP) e da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha.

- Vamos abrir oficialmente os cursos nesta quinta-feira, com a presença dos jovens. Teremos neste dia, um debate sobre Adolescência, que será coordenado pelo psicólogo Bruno Marcato - destaca a presidente do CONFIAR, Maria Virgínia.

As atividades nas oficinas sócio-educativas foram iniciadas no mês de fevereiro, e têm duração de dez meses. Elas atendem cerca de 350 crianças e adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, que recebem uma bolsa de estudo mensal de R$ 100,00, além do vale transporte. São oferecidas aos jovens as seguintes formações: Auxiliar de Sala de Aula; Recreadores de Creche; Noções Administrativas, cujo aprendizado é realizado em parceria com o CVT (Centro Vocacional Tecnológico); Oficina de Floresta; e Oficina de Madeira e Arte.

As aulas teóricas de Noções Administrativas acontecem no CVT, que fica próximo ao Parque de Exposições, e atividades práticas nas secretarias das escolas públicas do Município. Já as aulas do curso de Recreadores de Creche são ministradas na Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio (ao lado da Igreja do Rosário, no Centro Histórico), com o ensinamento prático ocorrendo nas creches municipais.

No Horto Municipal, o CONFIAR desenvolve as ações da Oficina de Floresta. O Centro da Juventude (ao lado do posto de saúde da Itapuca) abriga as atividades da oficina de Auxiliar de Sala de Aula. No Campo de Aviação são realizadas as atividades da Oficina de Madeira e Arte.

- As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, das 08h30m às 11h30m, e também das 13 às 16 horas. Uma equipe de 18 profissionais, entre psicólogos, pedagogos e educadores, atua nos projetos do CONFIAR - comenta Maria Virgínia.

Crianças e adolescentes de diversas comunidades, como Engenheiro Passos, Cidade Alegria, Fazenda da Barra, Surubi e Paraíso, participam dos programas de inclusão social. Os critérios para participar das oficinas são os seguintes: Oficina de Madeira e Arte, Oficina de Florestas, Oficina de Recreação de Creche e Oficina Auxiliar de Sala de Aula (idade entre 14 e 15 anos e estar cursando a partir do Sexto Ano do Ensino Fundamental). No caso da Oficina de Sala de Aula, os alunos devem ter entre 16 e 17 anos e a escolaridade exigida é estar cursando o ensino médio.

Palavras chaves: INVESTIMENTO NO FUTURO