25/02/2019

Encontro acontecerá na Primeira Igreja Batista, no bairro Campos Elíseos

II PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE SERÁ NO PRÓXIMO DIA 26

Crédito: Carina Rocha

A II Pré-Conferência Municipal de Saúde será promovida na próxima terça-feira, dia 26, pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A segunda edição do evento – organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Resende (CMSR) – ocorrerá na Primeira Igreja Batista, na Avenida Nova Resende, nº 369, no bairro Campos Elíseos, com início às 18h30.

Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Sérgio Alves Vieira, o intuito desta edição é dar continuidade aos debates envolvendo as comunidades, visando possibilitar o estudo de novas propostas para melhorias nas políticas públicas da área. O encontro é aberto ao público.

A I Pré-Conferência aconteceu no último dia 12, no auditório da Casa dos Conselhos, situado na Rua do Rosário, nº 45, no bairro Lavapés. A reunião atraiu representantes de vários segmentos da sociedade. No total, são três encontros que antecedem a X Conferência Municipal de Saúde de Resende (COMSAUDE). A Conferência será baseada no tema “Democracia e Saúde – Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O secretário de Saúde reforçou sobre a importância do engajamento da população durante a discussão da temática.

— Daremos prosseguimento à elaboração de propostas de melhorias no SUS (Sistema Único de Saúde). Os eventos são essenciais para identificarmos as necessidades e, com o diagnóstico da realidade, conseguiremos propor novas diretrizes no setor. As medidas servem para avaliar e definir prioridades, estratégias, metas, planejamentos e ações para o próximo Plano Plurianual. O atual plano está vigorando desde 2018, e é válido até 2021. Ainda são realizadas conferências de saúde nos âmbitos estadual e nacional, com a finalidade de revisar o sistema de saúde – frisou.

O Conselho de Saúde, que conta com 32 membros, fiscaliza o cumprimento da legislação vigente, entre outras atribuições. A equipe do Conselho também tem a função de estimular a participação comunitária no controle social.

Todos estão convidados a participar das pré-conferências e da X COMSAUDE. A III Pré-Conferência será no dia 12 de março, no salão da Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Avenida das Amendoeiras, na Cidade Alegria, às 18h30. Já a X Conferência Municipal está agendada para o dia 23 de março, de 8h às 18h, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), no Campo da Aviação.

Para a X COMSAUDE, os interessados deverão se inscrever entre os dias 1º e 15 de março, no período de 13h às 17h, na sede do Conselho, na Avenida Marcílio Dias, 800, Anexo 2º piso, no Jardim Jalisco (no pátio do Hospital de Emergência).

Palavras chaves: COMSAUDE; Conferência