23/08/2011

Hospital de Emergência registra queda no atendimento a vítimas de acidentes

Em menos de quatro meses, três levantamentos indicam eficiência nas modificações do sistema viário

Hospital de Emergência registra queda no atendimento a vítimas de acidentes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Pela terceira vez em menos de quatro meses, um relatório indica a eficiência das modificações implantadas pela Prefeitura de Resende no sistema viário de Resende (foto), que começaram a vigorar em novembro de 2009. Um balanço divulgado semana passada pelo Hospital Municipal de Emergência aponta a redução do número de atendimentos a vítimas de atropelamentos e outros tipos de acidentes nas vias públicas de Resende, feitos por esta unidade médica. O Hospital é a unidade de referência para atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em Resende, nas cidades vizinhas e no trecho da Via Dutra que corta a região. Segundo o relatório do Hospital de Emergência, no mês anterior às modificações realizadas pela Prefeitura, isto é, em outubro de 2009, o hospital registrou 118 atendimentos a estas ocorrências. Já no mês seguinte (novembro), o número caiu para 93, um a mais do que a quantidade registrada em dezembro do mesmo ano (92). Ou seja: no período entre outubro e dezembro de 2009, o hospital registrou 26 atendimentos a menos. Outra queda apontada pelo balanço do Hospital de Emergência foi a diminuição do número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito entre 2008 (último ano da administração anterior do município) e 2009 (primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan). Em 2008, foram registrados pelo hospital 1.449 atendimentos contra 1.177 atendimentos no ano seguinte, o que representou uma redução de 18,7 por cento. O levantamento parcial dos primeiros sete meses de 2011 (janeiro a julho) continua sinalizando a tendência de queda: neste período, o número de atendimentos registrados pelo hospital a vítimas de acidentes ficou em 718. Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, “a diminuição de atendimentos no hospital verificada durante as semanas seguintes à entrada em vigor das modificações no sistema viário de Resende indica que a Prefeitura está no caminho certo ao trabalhar para melhorar o fluxo no trânsito do Município, garantindo dessa maneira as condições de segurança de motoristas e pedestres”. Já o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, lembra que a administração do prefeito José Rechuan começou a trabalhar pela redução do número de acidentes no trânsito mesmo antes da entrada em vigor das modificações implementadas no setor. De acordo com Roque, entre janeiro e novembro de 2009, diversas campanhas educativas no sistema viário foram promovidas por meio da DET (Divisão de Educação no Trânsito da Prefeitura) com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres a respeito da importância do respeito às normas de segurança nas vias públicas. - Estas campanhas continuam sendo realizadas até hoje, de forma permanente. Na verdade, elas podem ser consideradas um instrumento de apoio fundamental para a eficiência das mudanças implantadas no trânsito. Isso porque a segurança no sistema viário passa também diretamente pela consciência das pessoas, que devem respeitar as normas de trânsito e com isso contribuírem para uma cidade com menos acidentes – disse Roque, acrescentando que a Prefeitura continua intensificando a pintura de faixas de sinalização e a instalação de placas informativas, além de ter ampliado o número de semáforos em vários pontos do Município. Nos dois balanços anteriores ao relatório divulgado recentemente pelo Hospital de Emergência, os números também mostram que a quantidade de acidentes diminuiu após a entrada em vigor das modificações no sistema viário de Resende. Em julho deste ano, a Guarda Municipal anunciou um levantamento feito com base em ocorrências registradas pela Polícia Civil, e segundo o qual o número de acidentes cai de 87 em 2009 para 59 no ano seguinte, numa redução aproximada de 33 por cento. Três meses antes (abril de 2011), a Organização Não-Governamental Internacional GRSP (Parceria Global de Segurança Viária) informou, durante um encontro realizado no plenário da Câmara Municipal, que, em 2010, Resende ficou 296 dias sem registrar acidentes com vítimas fatais e 174 dias sem a ocorrência de acidentes graves. Esta ONG é parceira da Prefeitura em programas voltados à educação no trânsito.
Palavras chaves: MUDANÇAS NO TRÂNSITO