Resende

16° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

07/05/2014

Hino de Resende terá nova gravação na AMAN

Banda da AMAN e Coral com 40 vozes interpretam hino

Hino de Resende terá nova gravação na AMAN

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em parceria com a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), realiza nesta quinta-feira, dia 8 de maio, na Academia, a gravação de um CD com o Hino de Resende, interpretado por um coral formado por 40 vozes de integrantes do Coral Arte e Emoção, da Fundação Casa da Cultura, e do ResenCanto, Coral dos Funcionários da Prefeitura, com o acompanhamento da Banda da AMAN.

   Segundo o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, serão gravados 100 CDs para serem distribuídos a escolas da Rede Municipal da cidade com o objetivo de incentivar os estudantes a aprenderem a cantar o hino da cidade.

     O Hino a Resende foi gravado na década de 50 pelo cantor Jorge Goulart, pela Gravadora Continental. Claudionor Rosa conta que foi Sávio Silveira, diretor da Continental e avô da atriz Malu Mader, que pediu a Jorge que interpretasse o hino, com acompanhamento da Orquestra Tabajara.

   - Em Resende aconteceu algo curioso. Normalmente, era realizado um concurso para a escolha da letra do hino, mas aqui o poema do poeta Luiz Pistarini, que é belíssimo, foi o escolhido para se tornar o hino oficial da cidade. Feita essa escolha, a música foi composta pelo maestro Lucas Ferraz, mas há boatos de que teria sido a compositora Chiquinha Gonzaga a responsável pela música - diz o historiador, contando que há algum tempo o Arquivo Histórico recebeu a visita de uma pesquisadora especializada na vida da compositora da marchinha "Abre Alas" querendo comprovar se ela realmente havia participado do Hino de Resende.

    Se Chiquinha fez a música ou não é uma incógnita que deverá ser melhor pesquisada pelos historiadores, mas Claudionor destaca que a compositora, pianista e regente tinha contato com Luiz Pistarini, que teria ministrado palestras em sua escola de música no Rio de Janeiro, podendo ter nascido daí uma parceria mais estreita.

      A primeira gravação do hino teve mil cópias gravadas em disco de 78 rotações. Jorge Goulart alcançou fama nacional interpretando sambas dos principais sambistas brasileiros e foi o primeiro intérprete de A Voz do Morro, de autoria de Zé Kéti. No carnaval de 2012 ele esteve em Resende, quando foi homenageado durante o carnaval daquele ano e morreu aos 86 anos, no mesmo ano, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

     Já o poeta resendense Luiz Pistarini, que dá nome a uma rua do bairro Campos Elíseos, publicou dois livros de poesias: Bandolim e Sombrinhas e Postais, deixando, inédito, um terceiro: Agonias e Ressurreição. Fundou e dirigiu a revista A Crisálida e o jornal O Domingo. Residiu durante algum tempo na Capital Federal, onde colaborou em vários jornais e morreu aos 41 anos, em 1918.

 

 

Palavras chaves: HISTÓRIA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados