23/11/2010

Atividades acontecem no Parque Tobogã

Gente Eficiente: outro programa para alunos portadores de deficiência

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Outra demonstração concreta de que a inclusão da pessoa com deficiência é uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM), foi o lançamento do Programa Gente Eficiente, ocorrido em maio deste ano, que tem como objetivo oferecer atividades esportivas nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futebol, atletismo, dança e natação aos cidadãos portadores de necessidades especiais.

Cerca de 60 cidadãos portadores de deficiência, entre eles estudantes da rede municipal, são inscritos no programa, cujas atividades acontecem no Parque Tobogã (Alvorada).

O Programa Gente Eficiente conta com uma equipe multidisciplinar, responsável pela realização das atividades e o acompanhamento dos atletas. A equipe é formada por cerca de 50 profissionais, entre professores de educação física, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, médicos, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais.

O lançamento do projeto foi possível após uma pesquisa sobre as expectativas entre pais e familiares de portadores de deficiência. A pesquisa ocorreu por meio de uma parceria da Prefeitura com a AVAPE (Associação de Valorização de Pessoas com Deficiência), o CEDEVIR (Centro de Educação Municipal de Atendimento à Deficientes Visuais de Resende), a Associação Pestalozzi de Resende e a Escola Municipal Rompendo o Silêncio (Alvorada).

- A inclusão social é um desafio. Todos nós temos que trabalhar as prioridades para que continuemos avançando neste sentido e para que as mudanças continuem acontecendo, tornando realidade o respeito aos portadores de deficiência enquanto cidadãos e seres humanos – declarou Rechuan.

Palavras chaves: ESPORTE E LAZER