30/03/2012

Projeto atende crianças e adolescentes de 12 a 17 anos

Futebol Cidadão vai atender 180 estudantes na Fazenda da Barra

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), lança neste sábado, dia 31, mais três núcleos do Projeto Futebol Cidadão, nos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II e Fazenda da Barra III (um em cada comunidade). O projeto tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescente, na faixa etária de 12 a 17 anos, através da prática da modalidade de futebol de campo.
O lançamento dos pólos na região das Barras contará com a presença do prefeito José Rechuan (PP) e do presidente da FUNRESP, Fernando Menandro. As cerimônias acontecerão nos seguintes locais: Escola Municipal Ester Politi, às 9 horas (Fazenda da Barra I); campo do Tribarrense, às 10 horas (Fazenda da Barra III) e campo do Flamenguinho, às 11 horas (Fazenda da Barra II).
Nas aulas práticas, os professores de Educação Física da própria FUNRESP priorizam o desenvolvimento das habilidades motoras dos atletas, que recebem ainda o aprendizado prático de fundamentos da modalidade de futebol de campo, como domínio de bola, toque e passe. Fora dos treinamentos no campo, os atletas atendidos pelo Futebol Cidadão contam ainda com o acompanhamento de uma equipe formada por médicos, assistentes sociais, psicólogas e nutricionistas.
- Além de preparar os estudantes para que possam no futuro se tornar atletas, a Prefeitura prioriza também a formação dos atletas enquanto cidadãos. Está mais do que comprovado que o esporte pode prestar um serviço social importante no desenvolvimento das pessoas – disse Menandro.
Para as atividades na região da Fazenda da Barra, a Prefeitura recebeu a inscrição de cerca de 60 atletas em cada um dos três núcleos, totalizando, portanto, 180 jogadores matriculados no projeto. Assim como nos outros núcleos, estes três pólos vão receber kits completos, com camisa, calção e meias. Para as atividades em campo, cada unidade terá a disposição 15 bolas, 30 cones e 60 coletes do treino.
Com o lançamento das três unidades na Fazenda da Barra, o projeto Futebol Cidadão atinge a marca de oito núcleos implantados no Município este ano dos 12 pólos previstos para esta fase. Os núcleos já lançados funcionam na Cidade da Alegria, Engenheiro Passos, Novo Surubi, Paraíso e Nova Alegria (foto). Com os atletas atendidos na região da Fazenda da Barra, o projeto passará a contar com quase 900 crianças. Nos próximos meses vão ser lançados os núcleos das comunidades Baixada da Olaria, Jardim Esperança, Jardim Primavera/Toyota e Visconde de Mauá.
Para se inscrever, as crianças e adolescentes devem se dirigir aos núcleos das comunidades, acompanhados pelos pais ou responsáveis. Outras informações podem ser obtidas pessoalmente na FUNRESP ou através dos telefones 354-4301 e 3360-6164. O atendimento ao público na Fundação Resende Esportes, que se localiza no Centro Administrativo da Prefeitura, acontece de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL