24/03/2011

Atividade prática acontece nesta sexta-feira no Parque Tobogã

FUNRESP realiza curso de futebol para deficientes visuais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Em parceria com a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), a Prefeitura, através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), realiza nesta sexta-feira, dia 25, a segunda etapa do Curso de Extensão Curricular de Futebol de Cinco, modalidade esportiva praticada por atletas portadores de deficiência visual.

O evento acontece de 9 às 17 horas, no Parque Tobogã (Alvorada).

Iniciado nesta quinta-feira, dia 24, com uma aula teórica no auditório do SENAC (foto), o curso conta com a participação de profissionais da própria FUNRESP; da Superintendência Especial de Eventos e Integração da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, além de professores das outras três cidades que formam a Região das Agulhas Negras (Itatiaia, Porto Real e Quatis).

A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais e incentivar a prática desta modalidade esportiva. A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Superintendência de Relações Comunitárias do Município, além do SENAC, apóiam a realização do curso, que está sendo ministrado pelo professor de Educação Física da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais, Ramon Pereira de Souza. O professor faz parte da coordenação de Desporto Escolar e do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Entre os assuntos abordados estão o manuseio da bola de guizo (que produz um som ao ser agitada), a proteção das laterais da  quadra visando evitar acidentes e a importância da conversa dos treinadores  com os jogadores durante a partida.

A presidente da FUNRESP, Sheila Freire, destaca a importância do curso “como um passo que amplia as ações desenvolvidas pela Prefeitura com o objetivo de garantir a inclusão social dos cidadãos portadores de deficiência por meio também do esporte”.

Uma das ações concretas neste sentido foi o lançamento do Programa Gente Eficiente, ocorrido em 2010, no Parque Tobogã.

FUTEBOL DE CINCO – No Brasil existem relatos de que na década de 1950, deficientes visuais jogavam futebol inicialmente com latas ou garrafas, e mais tarde com bolas envolvidas em sacolas plásticas, nas instituições de ensino e de apoio a esse segmento da população.

Já nos dias de hoje, as partidas são realizadas em uma quadra de futsal adaptada com proteções nas laterais.

Além de cinco jogadores (um goleiro e quatro atletas na linha), cada time tem um chamador, que fica atrás do gol, orientando o ataque da sua equipe. Os jogos desta modalidade esportiva têm dois tempos de 25 minutos cada.
Palavras chaves: ESPORTE