22/12/2011

Frota de veículos e número de funcionários da Defesa Civil são ampliados

Prefeitura confirma mudança na direção do órgão a partir de janeiro

Frota de veículos e número de funcionários da Defesa Civil são ampliados

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A partir do dia 01º de janeiro, a Defesa Civil da Prefeitura de Resende terá um novo diretor. O coronel Marco Antônio Resende (foto), que exerce o cargo há dois anos, pediu exoneração esta semana para assumir o Comando de Bombeiros da Área Sul Fluminense, cuja sede se localiza no município de Piraí. Ele será substituído na Defesa Civil de Resende pelo seu atual subdiretor, Lindomar Miranda, que já exerceu a função no início de 2009, logo após a posse do prefeito José Rechuan (PP). Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro há 26 anos, o coronel Marco Resende exercia o cargo de subcomandante do 11º Grupamento da corporação em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, de onde saiu em 2009 para coordenar a Defesa Civil de Resende. No exercício deste cargo, ele teve influência direta na reestruturação da Defesa Civil da Prefeitura. Sua gestão foi marcada pela aquisição de novos equipamentos, totalizando investimentos em recursos próprios do Município no valor de R$ 65 mil. Na relação dos equipamentos adquiridos estão um bote para atuação dos agentes em mananciais e uma estação meteorológica própria que antecipa as informações sobre as condições do tempo e possibilidades de chuvas. Foram adquiridos também materiais de resgate, como cintos, capacetes, cordas, maca e colares cervicais para atendimento a vítimas de acidentes, escada de seis metros, serras para corte de árvores, serra para corte de vergalhões, rádios transmissores, um gerador para reforçar a iluminação dos locais onde não houver energia elétrica e uma bomba com vazão de dois mil litros de água por hora, cuja utilização acontecerá para esvaziar pontos inundados. - A Prefeitura de Resende entendeu a importância destes investimentos e não mediu esforços. O resultado é uma Defesa Civil totalmente reestruturada. As conquistas aprimoraram as condições para agilizar as ações e socorro às vitimas – afirma, ressaltando que o aumento do efetivo de funcionários também foi determinante nestas mudanças. Atualmente, fazem parte da equipe sete profissionais, entre chefes de operação, coordenadores e diretor, sendo que em 2009 era apenas um. O diretor colaborou ainda para a formação da frota própria de veículos da Defesa Civil, que hoje conta com três automóveis. Ele participou também do trabalho realizado pela Prefeitura junto à SEDEC (Secretaria Nacional de Defesa Civil), que resultou na liberação de recursos federais aplicados atualmente nas obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias. Outro resultado alcançado pelo coronel à frente do órgão foi a inclusão do mapeamento das áreas de risco de Resende no projeto do novo plano diretor municipal. A medida tem como objetivo impedir a construção irregular nestes locais.
Palavras chaves: EM MENOS DE DOIS ANOS