26/02/2019

FROTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GANHA NOVO REFORÇO

Entrega dos seis veículos Nissan March aconteceu nesta quarta-feira, dia 27, totalizando oito adquiridos recentemente

FROTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GANHA NOVO REFORÇO

Crédito: Gleisiane Carvalho/PMR

A Prefeitura de Resende segue com os investimentos para a modernização da frota municipal, que atende a população. Nesta quarta-feira, dia 27, a Secretaria de Saúde recebeu mais seis veículos Nissan March, no pátio da Administração Municipal. Parte dos novos veículos comprados será destinada ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), enquanto os demais serão utilizados nas demandas de rotina da secretaria. Com a aquisição, o governo passa a contar com oito automóveis Nissan March.

Em janeiro deste ano, um veículo do mesmo tipo foi entregue e encaminhado ao Programa Saúde da Família (PSF) de Engenheiro Passos. O primeiro a ser adquirido do mesmo modelo chegou ao município em dezembro do ano passado, para ser integrado ao PSF. De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Sérgio Alves Vieira, os novos veículos vão ajudar no transporte de pacientes que necessitam de tratamento fora de Resende, além de atender outras demandas da pasta.

— Os novos veículos vão reforçar o serviço de TFD, aumentando a capacidade de atendimento do nosso município. Em setembro de 2018, foram recebidas quatro vans da Renault, que são utilizadas pelo mesmo serviço. As vans levam aproximadamente 900 pacientes por mês para tratamentos de saúde em cidades como Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Sorocaba, Juiz de Fora, Paraíba do Sul, Campinas, Piraí, Barra Mansa e Volta Redonda, entre outras – destacou, acrescentando que a intenção é otimizar os trabalhos, propiciando um atendimento com mais qualidade à população.

Já no último dia 15, sexta-feira, chegaram quatro ambulâncias para atuar nas chamadas remoções simples, no transporte de pacientes que não apresentam risco de morte. O reforço foi significativo para a Central de Ambulâncias, que contava com sete unidades alugadas para este tipo de serviço. A Central também possui duas ambulâncias de TFD, sendo que uma delas passa por manutenção. Além disso, existem duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) móveis, que são da Prefeitura e ficam no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. O governo municipal ainda adquiriu duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Saúde), em 2017 e 2018.

Em janeiro de 2019, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, doada pelo Ministério da Saúde, passou a integrar a frota, sendo encaminhada à Superintendência de Vigilância em Saúde. Ainda vale lembrar que foi comprado um trailer móvel odontológico, no ano passado. Dois carros Chevrolet Spin também chegaram ao município, e foram destinados ao Programa de Saúde Mental.

O secretário informou que está prevista a chegada de outra ambulância de remoção simples e mais uma UTI móvel. Os veículos aguardados estão em fase de produção.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz salientou que a renovação da frota é de extrema importância para a área da saúde. “A nossa população merece ser atendida com qualidade, agilidade e total segurança. Os novos veículos visam trazer mais conforto e rapidez para aqueles que passam por algum problema de saúde e precisam dos serviços que só existem em outros municípios. Várias melhorias já foram realizadas em postos de saúde e na Nova Santa Casa. Prosseguimos também com as obras do Hospital de Emergência, pelo Programa Revitaliza Resende. Buscamos um atendimento mais humanizado e de referência nacional para os nossos pacientes. Ainda falta muito para ser feito, mas, aos poucos, vamos dando mais dignidade e qualidade de vida para a população”, mencionou.

RENOVAÇÃO EM OUTROS SETORES

Na segunda-feira, dia 25, o Programa Gente Eficiente ganhou um ônibus adaptado, com capacidade para 27 usuários, doado pela montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus. Na ocasião, foram recebidos dois ônibus do programa federal ‘Caminho da Escola’. Em 2018, a Prefeitura fez a aquisição de três ônibus escolares por meio do mesmo programa. Os veículos foram incorporados à frota da Secretaria de Educação.

Este ano, 10 caminhões foram adquiridos para Obras e Serviços Públicos, sendo que oito já foram entregues. A política de modernização visa também a chegada de equipamentos e máquinas, tendo sido já compradas quatro retroescavadeiras. O maquinário auxilia nos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Em dezembro do ano passado, o governo municipal recebeu um veículo Citroën Aircross e um micro-ônibus, oriundos dos Ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social, respectivamente. Os veículos foram encaminhados ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O Conselho Tutelar já havia recebido dois veículos da marca Fiat, que foram doados em 2017.

Palavras chaves: Saúde, Veículo, Reforço, Frota Municipal