02/02/2009

Agentes vão ser apresentados oficialmente ao prefeito José Rechuan

Formatura comemora 20 anos da Guarda Municipal

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Nesta terça-feira, dia 03 de fevereiro, a Guarda Civil Municipal de Resende completa 20 anos de existência. Com o objetivo de comemorar a data, será realizada, na sede da corporação, uma cerimônia de formatura que vai marcar oficialmente a apresentação dos agentes ao prefeito José Rechuan (DEM). Durante a cerimônia, que se iniciará às 8 horas, o comando da Corporação vai oferecer um café da manhã aos agentes. O Batalhão da Guarda Municipal se localiza na Avenida Marechal Castelo Branco, na entrada da cidade.

- Em duas décadas de existência, a Guarda pode comemorar, principalmente, a boa convivência entre os seus agentes e os cidadãos resendenses. E a proposta do prefeito José Rechuan é justamente estreitar cada vez mais o relacionamento entre a corporação e a população da nossa cidade – disse o novo comandante Luis Alberto Vallim.

O comandante lembrou que a corporação tem como atribuições básicas atuar no ordenamento do trânsito de Resende, na vigilância do patrimônio público, na proteção das riquezas ambientais do município e no trabalho conjunto com a Defesa Civil do Município – no caso da proteção do patrimônio ambiental da cidade, as ações são realizadas pelo destacamento florestal da Guarda, que se localiza na Serrinha do Alambari.

- Além disso, atuamos como uma força auxiliar na área da segurança pública. Muitas das vezes, o cidadão, quando se sente ameaçado, ele entra em contato primeiro com a corporação, que neste caso orienta as pessoas sobre os procedimentos indicados – explicou, lembrando que nesta semana a Guarda vai realizar um trabalho preventivo nas proximidades de algumas escolas visando evitar a ocorrência de acidentes.

Com relação à vigilância do patrimônio ambiental da cidade, Vallim disse que a atenção da corporação será redobrada visando coibir este tipo de delito. Recentemente, agentes da corporação apreenderam diversas peças de palmito na região da Serrinha do Alambari que tinham sido extraídas ilegalmente – segundo o comandante, a Serrinha e o distrito de Engenheiro Passos são as localidades de maior incidência deste crime.

- O nosso destacamento florestal tem uma sede equipada e conta com cerca de 10 agentes, os quais atuam 24 horas por dia em regime de turno. Vamos estar trabalhando sempre pela melhoria das condições de trabalho dos nossos agentes para que a corporação possa prestar um serviço ainda melhor à nossa população – disse o comandante.

No Batalhão da Guarda Municipal, em Resende, há agentes de plantão 24 horas por dia. Os contatos com a corporação devem ser feitos pelos telefones 199 ou 3354-5099.

Palavras chaves: VIGILÂNCIA