30/11/2015
Festival apresenta trabalhos realizados no contraturno escolar
Evento terá música, dança, teatro e pintura
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
As atividades oferecidas aos alunos no contraturno das aulas serão apresentadas no Festival de Talentos, nesta terça e quinta-feira, dias 1º e 3 de dezembro, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A mostra é o resultado das oficinas do Projeto Criarte e do Programa Mais Educação, desenvolvido em parceria com o Governo Federal.
No primeiro dia serão realizadas as apresentações do Projeto Criarte, que começam às 17 horas e terminam às 20h30. A dança será mostrada pelos alunos do Cedevir (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais), Casa da Amizade, Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano) e Escola Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi).
Na modalidade violão e coral se apresentarão as Escolas Adelaide Lopes Salgado (Capelinha) e Maria Dulce Freire. Também marcarão presença os corais das Escolas Maria de Assis Barboza (Cabral) e Sagrado Coração (Lavapés), e os alunos das oficinas de violão da Escola Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e do polo do Projeto Criarte do Alto dos Passos.
A programação do dia 1º será encerrada com as Orquestras de Cordas do Ciep 489 – Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), das Escolas Julio Verne e Sagrado Coração. Paralelamente, acontecerão exposições de trabalhos de desenho e pintura.
Já na quinta-feira, dia 3, a mostra será dos alunos do Programa Mais Educação, das 16 horas às 18h40, também no Senac. A programação ficou da seguinte forma:
- Musical de violão e vozes: Escolas Adelaide Lopes Salgado e Roberto Silveira (Paraíso).
- Dança e música: Escolas Marieta Salles, Julio Verne e Sagrado Coração
- Teatro: Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade)
- Judô: Escola Maria Dulce
- Dramatização: Escola Dona Mariúcha (Santo Amaro)
Paródia: Colégio Getúlio Vargas. Hip Hop: Maria de Assis Barboza.
- Os alunos e professores preparam o Festival pensando em apresentações artísticas. O resultado é surpreendente e tem revelado grandes talentos na rede municipal. As orquestras de cordas fazem sucesso e já são conhecidas porque se apresentam nos eventos das escolas e da cidade – frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
Atualmente, cerca de 5.500 estudantes do ensino fundamental participam de atividades educativas, culturais, esportivas e recreativas, no contraturno das aulas. Eles estão distribuídos em 38 escolas municipais e na Caixa das Artes, polo que funciona na antiga Caixa D'água, do bairro Alto dos Passos. Os interessados nas oficinas podem ligar para o telefone 3381-4648 e falar com as coordenações dos projetos na Secretaria de Educação.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO