Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

15/01/2018

Febre Amarela: Resende amplia oportunidades de imunização

Proximidade com cidades onde já foram registrados casos do vírus leva Prefeitura a promover novas ações de estímulo à vacinação em massa em toda a cidade

Febre Amarela: Resende amplia oportunidades de imunização

Crédito: Carina Rocha - PMR/Divulgação

O trabalho de imunização contra Febre Amarela é uma realidade diária em Resende. Desde o início do ano passado, todos os postos de Saúde da Família contam com estoques da vacina disponíveis para a população. Como forma de aumentar o alcance da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde determinou também o aumento dos horários de vacinação contra Febre Amarela no Posto de Imunização da Praça Oliveira Botelho, no Centro, das 7h30 às 19h. As outras unidades de saúde do município vão imunizar das 13h às 16h30.

 

O Governo do Estado distribuiu para Resende 67.350 doses. Desde volume, 39.105 já foram aplicadas. O Plano Nacional e Municipal de Contingência para Arboviroses Urbanas e Febre Amarela classifica o Estado do Rio e município de Resende como área de potencial risco de emergência, isto é, área com recomendação de vacinação.

 

- O município de Resende está em alerta, bem como outras cidades da região, para surto de Febre Amarela. Embora Resende faça parte do Cenário 1 (nível de ativação zero), desenvolvemos um Plano de Intensificação da vacina, essencial para a prevenção. As doses são recomendadas para pessoas entre nove meses e 60 anos de idade. Gestantes e pessoas acima de 60 anos, só com recomendação e orientação médicas. Uma dose é suficiente para uma proteção total e duradoura – explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Resende, Rodrigo Campos.

 

Além do amplo trabalho de vacinação, a Prefeitura de Resende está diretamente envolvida em programas de eliminação de focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Além de mutirões de retirada de lixo e entulhos em diversos bairros, equipes organizadas pelo CCZ visitam casas e terrenos em toda a cidade, combatendo nascedouros do inseto e mantendo campanhas educacionais junto a moradores. Os servidores chamam atenção para a necessidade de estar sempre em estado de alerta, reduzindo a possibilidade de proliferação do mosquito transmissor da Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

Palavras chaves: Febre Amarela
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados