° Minº Max

01/06/2011

Fórum apresenta conquistas da Educação a partir de 2009

Encontro garante participação da população nas decisões relacionadas ao setor

Fórum apresenta conquistas da Educação a partir de 2009

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O CEDUR (Conselho Municipal de Educação de Resende) e a Secretaria de Educação do Município promovem neste sábado, dia 04 de junho, partir das 7h30m, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), V Fórum Municipal de Educação de Resende. Na foto, profissionais de ensino da cidade participam de um encontro promovido este ano pela Prefeitura de Resende. O Fórum Municipal de Educação é realizado a cada dois anos e representa um espaço destinado a apresentar para a sociedade as conquistas do município no setor do ensino público. Durante o evento, será realizada a eleição dos representantes não governamentais que irão compor o CEDUR no biênio de 2011/2013. A presidente do CEDUR, professora Ivelise Cruz, explicou que o CEDUR constitui-se num órgão superior de consulta, deliberação, normatização, fiscalização e assessoramento da Secretaria Municipal de Educação. Este segmento tem como finalidade básica promover o desenvolvimento da Educação no município e o fortalecimento do sistema municipal de ensino. O Conselho é composto por 15 membros, de forma tripartite e paritária, entre representantes da sociedade civil, indicados por organizações, entidades e associações com relevantes serviços prestados no município nas áreas de educação, cultura, esportes, direitos humanos, entre outras áreas relacionadas à educação; associações e entidades dos profissionais da educação e alunos de instituições privadas; e representantes do Poder Público, indicados pelo prefeito municipal. Entre as entidades que fazem parte atualmente do CEDUR, além dos membros do Poder Executivo, estão representantes das seguintes instituições não Governamentais: APADAR (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Resende), APADEVIR (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Resende), Associação Pestalalozzi, OMEP (Organização Mundial de Educação Pré-Escolar), Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés), AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), Escola Um – Cooperativa Educacional de Resende, Colégio Santa Ângela, Colégio Resende Anglo e Coordenadoria Regional da Região do Médio Paraíba. - Toda a sociedade está convidada a participar tanto do fórum quanto das reuniões mensais do CEDUR, pois a aproximação da sociedade com o CEDUR, cuja atuação acontece de forma estreita com a Secretaria Municipal de Educação, é importante para que a população fique por dentro decisões e possa depois cobrar das autoridades competentes e do próprio Conselho as ações deliberadas - frisa Ivelise. Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a realização do Fórum reforça a proposta da administração do prefeito José Rechuan (DEM) “em democratizar o processo de decisões relacionadas ao setor da educação, envolvendo cada vez mais os segmentos organizados da sociedade nas ações adotadas visando garantir o acesso da população a uma educação de qualidade”. As reuniões do CEDUR são abertas a comunidade e acontecem toda última sexta-feira do mês, às 14 horas, na AEDB. Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico cedur.resende@yahoo.com.br ou pelo telefone (24) 3354-5767.
Palavras chaves: ENSINO PÚBLICO